PUBLICIDADE
 
     

Em Piripiri, PT discute reforma política com a presença da senadora Regina Sousa e Dep. Fed. Assis Carvalho

Imagem

Capitaneado pela senadora Regina Sousa, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou na manhã deste sábado, 23, no plenário da Câmara de Piripiri, o debate sobre reforma política. Estiveram presentes os deputado: Assis Carvalho e Francisco Limma, prefeito Odival Andrade e vereadores: Genival Sales, presidente da câmara de Piripiri, Eunice Barros, Denis Sales, Reynolds Benício, Luciano Assunção, Abraão Ximenes, Francisco Raimundo (Dr.Nanam) e Jôve Oliveira, de Piripiri, além parlamentares de Piracuruca, Brasileira, Domingos Mourão, Lagoa de São Francisco, São José do Divino, Barras, militantes de Piripiri e das várias cidades, além de lideranças comunitárias e populares.

A senadora Regina Sousa discorreu sobre a forma das campanhas eleitorais no Brasil. “Da forma como é feito hoje, não há quem aguente”, afirmou. Na opinião da senadora, o deputado Marcelo Castro, relator da reforma política no Congresso Nacional está sendo humilhado pelo presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, que quer impor uma reforma ao seu modo.

Para Regina Sousa, o modelo de voto Distrital (Distritão) é ruim para a esquerda e privilegia quem tem mais votos por região, algo difícil de acontecer para os candidatos com votos pulverizados, a exemplo do PT.

Sobre financiamento de campanha, a senadora se disse a favor do fim do financiamento empresarial. Segundo Regina, o PT já se pronunciou contra esse tipo de financiamento.

Outro ponto controverso do Projeto de Reforma Política diz respeito ao tempo de mandato e reeleição. O mais provável, segundo relatou a senadora, aponta para o fim da reeleição e mandatos de cinco anos. Os eleitos na próxima eleição municipal teriam mandato de seis anos e, em 2002, eleição para todos os cargos, para cinco anos de mandato.

O debate foi aberto à comunidade e todos os presentes que quiseram puderam participar para tirar dúvidas com os deputados e parlamentares presentes.

Texto: Portal Sem Fronteiras | Fotos: Piripiri Repórter