PUBLICIDADE
 
     

Professores do EJA de Piripiri participam de oficina formação

Imagem

Professores da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Piripiri passaram, neste final de semana, pela segunda oficina formação. A capacitação iniciou na tarde de sexta-feira (15), seguindo pela noite e concluindo no sábado, com programação pela manhã, tarde e noite. Em Piripiri, são aproximadamente 700 pessoas atendidas pelo EJA, ampliado pela atual gestão municipal.

"O programa cresceu muito na zona rural. Hoje, temos na Sussuarana, Angical Dnocs, Jardim e outras comunidades que antes não tinham. Recebemos muitos alunos também do Brasil Alfabetizado, ocorrendo um processo de continuidade educacional, que são encaminhados e inseridos na modalidade regular", comenta a diretora do Departamento de Educação Fundamental da SEDUC, Lêda Borges.

As formações são divididas em sete módulos, totalizando uma carga horária de 180 horas, com certificacao expedido pela UFPI em parceria com o MEC e o Município de Piripiri. O projeto de formação dos educadores contém quatro professores pesquisadores e dois tutores. A primeira ocorreu em meados de abril.

O EJA, em Piripiri, conta com uma equipe com mais de 50 profissionais da área da educação envolvidos. Em 2013, o município contava com 250 alunos. Hoje, aproximadamente 700.

Ainda segundo Lêda Borges, dentro do projeto da UFPI tem duas turmas de alfabetização sendo monitoradas pelos profissionais na Universidade, um projeto piloto da universidade que objetiva coletar dados para ser avaliado o índice de alfabetização nos municípios do Piauí. As turmas seguem com aulas no Colégio Linoca Pires Rebelo e na Associação dos Moradores do Bairro Recreio.