PUBLICIDADE
 
     

Piripiri vai realizar a I Semana do Meio Ambiente e terá Caldeirão como tema

Imagem

Entre os dias 1 a 5 de Junho diversas atividades vão mobilizar a comunidade de Piripiri para refletir sobre o Meio Ambiente. Dentre as ações da I Semana do Meio Ambiente estão palestras temáticas, demonstração sobre o cultivo orgânico, oficinas de educação ambiental, entre outras.

Com o tema “AÇUDE CALDEIRÃO: EU AMO, EU CUIDO! A I Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMAD), com a parceria de entidades do município: Ministério Publico, Escolas, Igrejas, Associações, Cooperativa, STTR, Comerciantes, DNOCS, entre outros; Com o objetivo de sensibilizar a população piripiense para o reconhecimento da importância e necessidade de preservação e conservação do Açude Caldeirão; Contribuir para a adoção de práticas e atitudes sustentáveis entre as pessoas que residem no entorno do Açude Caldeirão; Discutir e propor um conjunto de ações estruturantes que favoreça a sustentabilidade das famílias e empreendimentos localizados no açude Caldeirão; Discutir e definir ações que favoreça a realização de turismo sustentável na região favorecendo o fortalecimento das atividades de geração de renda;

Nessa semana a secretária Merian Castro deu início as estratégias de trabalho da campanha com reuniões de sensibilização com escola, igreja, associação de moradores, comerciantes, entre outros.

Na noite da quinta-feira (14), com a presença da gerente do Perímetro Irrigado do DNOCS, Teresinha Sousa, os moradores do Caldeirão foram reunidos na quadra da escola municipal da localidade para um primeiro contato, onde todos puderam expor suas opiniões sobre o assunto, e a situação da principal fonte de riqueza de nossa região, o açude Caldeirão. Satisfeita com a receptividade da comunidade, Merian disse que a semente foi plantada, "Precisamos agora envolver a comunidade, por que sem a participação deles nada teria sentido", disse a secretária Merian. "Ficamos felizes em receber pela primeira vez a visita de uma representante do município para discutir esses problemas no nosso açude, isso nunca tinha acontecido", comentou Gérvásio Gomes, morador presente a reunião.

Nessa sexta-feira (15), a secretária Meirian se reuniu com escolas, igrejas, associações, cooperativa, STTR, visando a participação dessas instituições durante a campanha que acontecerá no início de junho. "Depois desse momento, agora é hora de por a mão na massa e iniciar o grande desafio, saindo do planejamento, agora vamos para a etapa da implementação das políticas ambientais na cidade de Piripiri", concluiu Meirian.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 durante a Conferência sobre Ambiente Humano, promovida pela ONU. No Brasil o dia é comemorado anualmente com o objetivo de levar informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.