PUBLICIDADE
 
     

DIA DO GARI: iniciativa de Jôve Oliveira garante o dia da Categoria

16 de maio é comemorado em vários municípios do Brasil

Imagem

A vereadora Jôve Oliveira (PTB) apresentou em 2013 Projeto de Lei na Câmara Municipal, onde requereu a instituição do Dia do Gari a ser comemorado no dia 16 de maio, no município de Piripiri. O Projeto foi aprovado por unanimidade e seguiu para o Executivo, onde foi sancionado, se tornando Lei Municipal nº 751/2013.

Jôve Oliveira se guiou pela Lei Estadual nº 212 de 1962, sancionada pelo então Governador do Estado da Guanabara, jornalista Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963. Hoje em muitos municípios brasileiros a comemoração foi instituída por Lei Municipal, embora não exista Legislação Federal sobre o assunto;

O nome profissional de “Gari” é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade. Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.

Segundo Jôve Oliveira, “os Garis são agentes de saúde pública, pois evitam o acúmulo de lixo e com isso, a proliferação de agentes patológicos, animais e de doenças.” E acrescenta: “estes profissionais merecem nosso reconhecimento, respeito, melhor remuneração e melhores condições de trabalho”, concluindo: “Já conversamos com o prefeito e esperamos melhorias para a categoria, bem como uma comemoração bonita, à altura da importância dos Garis, que deixam nossa cidade mais limpa, mais saudável e mais bonita.”