PUBLICIDADE
 
     

''Antes, aula de reforço só recebia criança que a família tinha condições'', compara educadora da rede municipal

Imagem

A educadora Margarida Campos, que trabalha há 10 anos na rede municipal de ensino, diretora da Escola Municipal Valdemar Soares, faz uma avaliação dos últimos anos da educação municipal e afirma que teve um grande avanço nos últimos dois anos, demonstrado através das aprovações internas e do IDEB das escolas municipais, como foi o caso da Unidade Escolar Padre Freitas, que atingiu 6.4, acima da média nacional e superando a meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2022, que é de 6 pontos.

Um dos fatores que a educadora atribui é o programa Mais Educação, que beneficia 2.148 alunos da rede municipal, que, apesar estar disponível pelo Governo Federal desde 2007, somente em 2013, com a nova gestão, houve uma adesão do Município. No último dia 13 de março, no Auditório Osíres Neves de Melo, houve um avento de apresentação de alguns resultados do programa.

Margarida Campos conta que nos primeiros meses do programa, o colégio Valdemar Soares, que tem 13 anos de fundação, com o programa, aumentou de 70% para 92% o nível de aprovação, bem como em todas as categorias esportivas em que concorreu, ficou entre os três primeiros colocados.

"Eu faço parte da educação municipal há 10 anos e vejo hoje que a escola tá mais aberta. Hoje é oferecido ao aluno o que, de fato, ele precisa e não o que, antes, era imposto. Antes, aula de reforço só tinha criança que a família tinha condições", conta Margarida.

Segundo a coordenadora do programa do programa Mais Educação em Piripiri, Vanda Maria, durante dois dias na semana, as crianças do 6º ao 9º ano, permanecem manhã e tarde na escola, com direito a lanche, almoço e aulas de humanas, exatas e prática de esportes.

"O programa ocorre nas escolas municipais e urbanas de Piripiri, sendo 12 da zona rural e 11 da zona urbana", disse a coordenadora.

O secretário de Educação, Rodrigo Amaral, diz que a Prefeitura de Piripiri investiu cerca de R$ 470 mil na reforma de 23 escolas.

"Em rítmo acelerado, nossa equipe está trabalhando para que todas as obras sejam concluídas o quanto antes. São pinturas, reforma do teto e instalações elétricas, hidraúlicas e sanitárias", disse.