PUBLICIDADE
 
     

Estiagem provoca perda de 80% da produção e preocupa STTR de Piripiri

Sindicato realizou assembleia e traçou um diagnóstico das lavouras da região

Imagem

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais de Piripiri realizou, na manhã desta sexta-feira (20), uma assembleia no Centro Comunitário Antônia Flor, reunindo mais de 300 trabalhadores rurais de todas a regiões da zona rural do município, além de representantes sindicais de Lagoa de São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão. O objetivo foi fazer um levantamento da situação das plantações. A estiagem provocou uma perda de mais de 80%.

Também se fizeram presentes na assembleia a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil do Município, Meirian Castro, o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Wilson Andrade, representante do IBGE e representante do Banco do Nordeste. Há alguns meses o executivo municipal doou 8 mil quilos de sementes de maniva (mandioca) para agricultores de Piripiri. Segundo a presidenta do STTR, Eunice Barros, a expectativa é da chegada, através do governo federal, de 11 mil quilos da sementes (milho e feijão) para serem distribuídos em Piripiri e cidades da região.

Antônio João, morador do povoado Lajes dos Fideles, disse que na sua região muitos já estão plantando pela terceira vez, ou seja, já perderam duas por conta da estiagem e, baseados nos sinais recentes de chuva, alimentam sua fé.

"A gente plantou e perdeu. Uns vão plantar de novo e outros nem vão mais porque o mato já tá crescendo. Não tá bem. A falta de chuva provocou muito prejuízo. Mesmo que venham as chuvas agora, mas aquele legume que tá vivo já tá atrofiado. Apesar da fé que temos, a expectativa que mais ouvimos é de perca de mais de 80%", disse o agricultor.

Eunice Barros disse que o STTR não poderia ficar omisso diante da situação e, baseado no diagnóstico, serão feitos encaminhamentos.

"O sindicato não poderia ficar omisso nesse momento. É uma defesa nossa, representamos essa categoria. Fizemos aqui um diagnóstico das consequências da estiagem em nossa região. Recebemos representantes do poder público aqui, que farão sua parte. Aguardamos do estado e do município algumas medidas, como a solicitação da garantia safra", disse.