PUBLICIDADE
 
     

STTR recebe máquina que fabrica tijolo ecológico

Imagem

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) Rurais de Piripiri recebeu, nesta terça-feira (20), uma máquina de fabricar tijolo ecológico. A máquina foi doada pela Obra Kolping para a fabricação dos “tijolos do futuro” na cidade de Piripiri. Estiveram presentes no momento da entrega a presidente do STTR, Eunice Barros, demais membros da diretoria, o presidente da Kolping Estadual, Raimundo João, e o presidente da Kolping em Piripiri, Antônio Soares “Totonho”.
O sindicato instalou a máquina no Assentamento Residência. Segundo o secretário de jovens do STTR, Sávio Santos, a partir de agora será ministrado um curso de manuseio operacional da máquina para os moradores interessados na nova atividade.

“Esse é um passo importante, tanto pela questão ambiental como também pela questão social, pois a partir dessa atividade, o meio ambiente será menos agredido e, ao mesmo tempo, estará gerando renda para a comunidade”, declarou Sávio.

Entre os benefícios da fabricação desse tipo de tijolo está o fato de não haver queima em forno à lenha, evitando o desmatamento e a emissão de gás carbônico, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra. Outro fato a ser ressaltado é que, para a construção, dispensa o uso de armagassa, sendo utilizada uma cola à base de PVA.

Segundo Eunice Barros, com os primeiros milheiros de tijolos fabricados, será construída no Assentamento Residência a “Casa das Sementes”, destinada para o armazenamento e preservação das sementes Criolo, ou seja, de origem regional.

“Ficamos felizes com a entrega desta máquina. Com certeza, faremos um bom uso da mesma, tanto que já garantimos a finalidade do primeiro milheiro a ser fabricado, além da geração de renda que é proporcionada”, disse Eunice.