PUBLICIDADE
 
     

Justiça mantém prefeito Odival Andrade no cargo

Imagem

Uma decisão da Justiça Eleitoral do Piauí, expedida no final da tarde de hoje (8), manteve Odival Andrade no cargo de prefeito de Piripiri. A decisão foi deferida pelo juiz Dioclécio Sousa da Silva, relator do processo, dando efeito suspensivo ao recurso interposto pelo prefeito em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

O juiz-relator entendeu presentes, no processo cautelar em que Odival é requerente, os requisitos legais para manutenção do prefeito no cargo, quais sejam a plausibilidade do pedido (fumus boni juris) defendido na ação e os prejuízos que poderiam advir, ao requerente, de uma decisão tardia da Justiça Eleitoral (periculum in mora).

A decisão considerou também a alegação do prefeito de que as entrevistas concedidas à rádio, apontada como irregulares em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, ocorreram antes do pleito eleitoral de 2012, não havendo pedido de votos e inclusive atendendo ao art. 36-A, I, da Lei 9.504/97, que permite a participação de pré-candidatos em entrevistas e programas de rádio e TV.

O juiz-relator cita também que a não concessão da decisão poderia acarretar sucessivo revezamento político com reflexos na estabilidade administrativa da máquina municipal, o que não seria razoável e prudente. “É inegável que a execução imediata das decisões em primeira instância chega, em certa medida, a promover a insegurança jurídica do sistema, dado o afastamento do mandatário eleito originalmente pelo voto popular”, informa a decisão.

“Foi feita justiça. Quem teve 57% da votação do povo de Piripiri tem de ter respeito por esta votação. Infelizmente, meus adversários não querem admitir a vontade popular. Mas a Justiça Eleitoral do Piauí é sábia”, afirma Odival Andrade.