PUBLICIDADE
 
     

RETROSPECTIVA 2014 é feita pelo site Piripiri Repórter! Relembre os fatos marcantes no ano

Polícia, Política, Esporte, Humor, Música, Polêmicas...de tudo um pouco.

Imagem

A VELHA DA CADEIRA DE RODAS

Realizamos uma reportagem sobre uma lenda urbana que tomava de conta da cidade, a “Velha da Cadeira de Rodas”, que, por semanas, foi o assunto das redes sociais e das rodas de conversa. Falar que o dia tava quente não era a melhor maneira de começar um assunto que todos comentassem, porém falar da famosa “Velha da Cadeira de Rodas” rendia muito.

O BOATO DO GRAVE ACIDENTE QUE ENGANOU ATÉ PARTE DA IMPRENSA

Um boato foi espalhado por toda a cidade, pelo whatsapp, com imagens e uma mensagem, dando conta de um grave acidente com várias vítimas fatais em uma estrada. A redação do Piripiri Repórter nunca recebeu tantas ligações de pessoas atrás de informações da identidade das supostas vítimas. Nossa reportagem investigou e confirmou que era realmente um boato, que, inclusive, já tinha estava espalhado em outras cidades e estados, tendo como vítimas do trote até parte da imprensa, que publicou equivocadamente e, naquele momento, ampliou o boato. Sem ter se precipitado, nosso fez uma reportagem sobre a repercussão do boato e suas consequências. A imprensa de vários estados nos contactou e ajudamos a esclarecer a população.

O PIRIPIRIENSE QUE FOI DA GRADUAÇÃO O DOUTORADO

Um fato raro de ocorrer. O piripiriense Guilherme Lopes conseguiu a proeza. Mesmo de família simples, sempre estudando em escolas públicas, o jovem de 23 anos conseguiu vaga para entrar para o doutorado ainda durante a programação de sua formatura. A notícia foi publicada no início do ano. Hoje, Guilherme já está trabalhando a sua tese e se prepara para viajar para a Espanha, onde dará sequência no seu doutorado.

LEONARDO EM PIRIPIRI

2014 foi ao ano em que o cantor Leonardo pisou em solo piripiriense e realizou um grande show no Parque Cícero Barbosa, superando as expectativas criadas em torno do show.

ELEIÇÕES SINDICAIS. EUNICE BARROS ELEITA

Com mais de 70% dos votos, Eunice Barros foi eleita presidenta do STTR de Piripiri. Eunice, que encabeçou a chapa 1 “A Força que vem da roça”, teve 1.923. O candidato da chapa 2 teve 744 votos. A diferença foi de 1.179 votos. A diretoria já segue atuante em prol da família do campo.

ELEIÇÕES DO PT MUNICIPAL. MEIRIAN CASTRO ELEITA

Com 29 votos de maioria, a chapa "CHAPA POR UM PT MILITANTE", presidida por Meirian Castro, foi a vencedora da eleição da diretoria do Partido dos Trabalhadores em Piripiri. A votação ocorreu neste domingo, na sede do partido, no centro de Piripiri. Meirian disputou com o então secretário Reynolds Benício. A votação fechou com 145 a 117.

ASFALTO NOS BAIRROS DA CIDADE

O ano de 2014 também foi o ano que os moradores no Germano, Prado, Floresta, Paciência Campos das Palmas dificilmente esquecerão. Além do recapeamento das Avenidas Aderson Ferreira e Tomaz Rebelo, a periferia da cidade recebeu asfalto, tendo suas principais vias recebendo obras de pavimentação asfáltica. As obras ocorreram através de parceria da Prefeitura de Piripiri e Governo do Estado.

ADOLESCENTES TIVERAM FOTOS NUAS E VÍDEOS DE SEXO ESPALHADAS NAS REDES SOCIAIS

Este ano foi o ano das redes sociais. Além da influência nas eleições, tiveram também seus poderes de repercussão testados. Sem a intervenção de rackers, como ocorria com famosos, algumas adolescentes de Piripiri tiveram fotos nuas e de sexo divulgadas nas redes sociais. O principal responsável foi o whatsapp. Alguns comentavam, inclusive, que algumas das imagens eram distribuídas pelas próprias “protagonistas” delas.

O DESEMPENHO DOS PIRIPIRIENSES NAS ELEIÇÕES 2014

Piripiri teve 5 candidatos disputando eleições para deputado estadual. Confira a votação: Marden Menezes - 35.809 (eleito); Brenno Andrade - 16.955 (suplente); Dr. Pinto - 9.501 (suplente); Reynolds Benício - 1.700 (suplente); Pirata – 95 (suplente).

Deputado Federal: Átila Lira - 129.276 (eleito); Jôve Oliveira - 15.664 (suplente). Após a eleição, Jôve ficou na 4ª suplência. Com o anúncio do secretariado de Wellington Dias, hoje, a piripiriense está na 1ª suplência. Caso o dep. Federal eleito Mainha desocupe a vaga, Jôve entra no congresso nacional.

POR DUAS VEZES, PRESOS SERRARAM AS GRADES E FUGIRAM

De uma só vez, sete presos fugiram da carceragem que fica anexada ao Complexo de Delegacias de Piripiri. São assaltantes, ladrões e arrombadores. Estrutura do local não oferece segurança para o monitoramento dos presos. Todos foram recapturados pela polícia.

4 DE JULHO SEM CONDIÇÕES DE PARTICIPAR DA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES

A equipe de base desistiu de participar da Copa São Paulo de juniores 2015 devido ao custo para a participação do campeonato. O diretor esportivo da equipe, Brito Júnior, foi a público e explicou os motivos que impossibilitaram a conformação de participação:

“O valor das despesas estimadas para a nossa participação na competição seria em torno de 75.000,00, destes 30.000,00 somente para aluguel do Ônibus. Deste montante, conseguimos com o Poder Público Municipal a importância de 35.000,00 sem contar com o valor repassado mensalmente de R$ 1.500,00. A manutenção da equipe que ate hoje se preparava para as duas competições - Copa Sao Paulo e Copa Norte e Nordeste custa em torno de 7.000,00 mensais - alimentação e hospedagem de atletas de outros estados. Assim, seria pura irresponsabilidade sair de Piripiri com 25 atletas com idade entre 16 e 19 anos, passar três dias em um ônibus sem ter os recurso suficientes para cobrir as despesas básicas de alimentação, medicamentos etc”.

DEPUTADO AMEAÇOU REPÓRTER. REPÓRTER NÃO BAIXOU A CABEÇA

Foi registrada na delegacia de polícia civil de Piripiri, dia 9 de Setembro, uma denuncia de ameaça feita a Moisés Lopes, 24 anos, criador e repórter do site Piripiri Repórter. Moisés estava em um evento tradicional chamado "Festa das Famílias" quando foi abordado pelo deputado Marden Menezes e ouviu palavras como: "não mexe comigo!" e "Toma cuidado!", em tom de ameaça. O fato ocorreu no dia 7 de setembro, por volta de 01h00min.

Em Agosto deste ano, o repórter Moisés Lopes fez uma matéria investigativa e de utilidade pública, a qual mostrava os mais de cem milhões, em emendas parlamentares, a disposição dos parlamentares da ALEPI e fazia uma revelação, mostrando que Piripiri não foi beneficiada com nenhum centavo.

A POLÊMICA DAS LOJAS ELETRO MOTOS SHOW

Após quase nove anos, as Lojas Eletro Motos Show, que atuam no ramo de "compra premiada", inclusive a matriz de Piripiri, entraram em falência e mais de 250 clientes de Piripiri podem foram lesados. O Ministério Público entrou no caso para mediar a situação da empresa com os clientes.
Correta com suas obrigações com seus clientes, no final do ano passado foi vendida. No início de setembro deste ano foi vendida novamente e no final de setembro foi passada para outro proprietário, uma pessoa do estado do Maranhão, da cidade de Bacabal, que, mesmo sabendo da dívida das lojas do grupo, tinha a intenção de regularizar a situação e dá continuidade com serviço da empresa. Porém, na filial de Cocal houve um tumulto por conta de clientes revoltados e a informação de que as lojas estavam endividadas e entrando em falência tornou-se pública e disseminou para outras lojas, como a Matriz de Piripiri, provocando uma situação que culminou, inclusive, com a preocupação dos clientes e o acionamento do Ministério Público, que tenta mediar o caso. No início de 2015 a previsão é de que tenham uma reunião com todos que comandaram as lojas.

CONTRA SETENÇA DE AFASTAMENTO, PREFEITO E VEREADOR PREPARAM RECURSO

O prefeito Odival Andrade (PSB) concedeu entrevista coletiva na manhã de sábado (20) para falar sobre a sentença de afastamento e determinação de novas eleições, assinada pelo Juiz Eleitoral de Piripiri, fruto de ações impetradas pela coligação do outro candidato (Luiz Menezes) nas eleições de 2012. Na coletiva, Odival procurou mostrar tranquilidade, afirmando que segue no comando do executivo do município, baseado nos trâmites da justiça, que não foram cumpridos por conta do recesso do judiciário, que retorna as atividades somente dia 7 de janeiro. A assessoria jurídica prepara recurso para a defesa no judiciário.

Já Revétrio Souza, teve, de fato, afastado da função de vereador pela Justiça Eleitoral, por conta da prestação de contas da campanha de 2012, mas irá recorrer da decisão. A decisão ainda fala de sua inelegibilidade por 8 anos. O recurso, segundo Revétrio, está sendo preparado para dar entrado logo após o retorno do judiciário. Revétrio Souza foi eleito em 2012 pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB com 1.186 votos e, em conversa, diz estar tranquilo e confiante. Revétrio Souza foi eleito em 2012 pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB com 1.186 votos.

A MORTE DO EMPRESÁRIO FIRMINO

O crime que mais chocou a população de Piripiri, sem dúvidas, foi o assalto seguido de morte do empresário Firmino, muito querido na cidade, colaborador de entidades sociais do município e proprietário de empresas geradoras de empregos e renda da cidade. Sua morte comoveu a todos e provocou uma sensação de insegurança nos munícipes, coincidindo com a falta de estrutura da Polícia Militar, já deficiente de contingente e tendo a falta de recursos disponibilizados pelo estado como um agravante. Até a presente data, os criminosos não foram identificados e nenhuma das muitas das teorias levantadas foi confirmada.

ZÉ DA FOLHA NA RECORD

Por três vezes, o piripiriense Zé da Folha foi destaque no programa Legendários, da TV Record. Na primeira participação, ganhou o prêmio do quadro "Minha Boca é um Show". Já na segunda, disputou com os melhores do ano da categoria e, da mesma forma, sua simplicidade e talento lhe garantiram o prêmio principal. No programa de final de ano Zé de Folha ainda foi a surpresa da noite. Mais um piripiriense para o mundo!

ACIDENTE FATAL DE CAMINHONEIRO PIRIPIRIENSE CHOCOU A CIDADE

O acidente fatal com um piripiriense que mais chocou a população durante este ano, ironicamente, não ocorreu em Piripiri. O caminhoneiro Pauliano José, de 29 anos, sofreu um acidente na PI-114 (Campo Maior-Cabeceiras), na altura da comunidade Areias, por volta das 14h desta quinta-feira (04/12). Ele conduzia uma carreta carregada de bois.

Moisés Lopes