PUBLICIDADE
 
     

Piripiri terá TV digital aberta

Imagem

A prefeitura de Piripiri encontrou o patrimônio público em total estado de abandono em 2013. Com as antenas de TV não foi diferente. Boa parte do sistema de retransmissão e equipamentos estavam quebrados e obsoletos. Desde então, a prefeitura Municipal vem fazendo um trabalho de recuperação e adequação da antena, vislumbrando a chegada do sinal digital.

“Os equipamentos que pertencem ao Município já foram trocados por modelos mais atuais, além disso, atendendo a uma exigência do Prefeito, entramos em contato com as emissoras para que façam parceria da TV Digital aberta”, comenta Francisco Pitombão, chefe de divisão de transmissão de TV.

A determinação do Ministério das Comunicações diz que as emissoras de televisão, dependendo a região, terão até 2018 para se adequar ao novo sistema digital e desligar o sinal analógico. Essa medida é denominada por switch off.

Algumas emissoras já estão com os trabalhos adiantados, caso da TV cidade verde de Teresina, que em parceria com a prefeitura de Piripiri já fez a mudança do canal 06 para o 18, canal que transmite o SBT, e o mesmo já está com os equipamentos montados, de acordo com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – órgão Governamental que regula, outorga e fiscaliza empresas do segmento. Sintonize em sua TV, o canal 18, TV cidade verde (SBT) e veja uma melhor qualidade de imagem.

Já para a população, a transição é bem mais simples. Hoje, quase todos os aparelhos televisores encontrados no mercado já vêm com o conversor digital, além disso, também encontramos conversores externos para serem ligados em aparelhos mais antigos, como os de tubo. Outra peça necessária é uma simples antena UHF interna para o sinal digital. Em alguns locais com terrenos mais acidentados ou com muitos obstáculos para as ondas, será necessária uma antena externa.

O entretenimento também é um direito da população, muitos possuem assinaturas de TV's pagas, mas ainda é a minoria, por isso é importante o bom relacionamento da Prefeitura com as emissoras. “Matemos contato com as emissoras no intuito de auxiliar no que for preciso para agilizar essa transição. Além disso, estamos trabalhando para colocar a disposição mais canais, como foi o caso da TV Cidade Verde”, salienta o Prefeito Odival Andrade.

Assessoria