PUBLICIDADE
 
     

SEJUCE de Piripiri expedirá carteira estudantil para alunos de escolas públicas

Imagem

A Secretaria de Juventude Cultura e Esportes, SEJUCE, da Prefeitura Municipal de Piripiri, realizou, ontem (11), pela manhã, no auditório Osires Neves de Melo, uma reunião com diretores das escolas da rede estadual de ensino para explicar o procedimento para expedição da carteira estudantil e formalizar uma parceria com estas escolas para a expedição dos documentos.

A rede pública municipal já aderiu à parceria. Em Piripiri, há um diferencial importante relacionado a emissão das carteiras. De acordo com a orientação do Prefeito de Piripiri, Odival Andrade, todas as carteirinhas serão emitidas de forma gratuita. Aliás, é o único município do Piauí em que as carteiras serão expedidas para os alunos da rede pública estadual e municipal a custo zero. O prefeito entende que o aluno da rede pública de Piripiri, em sua grande maioria, é de família humilde e tem direito a esta ajuda do município. Em outros municípios as carteirinhas têm um custo para o aluno.

A formalização desta parceria com as escolas da rede estadual vai tornar viável e transparente a expedição do documento, porque as próprias escolas farão o preenchimento dos formulários de requisição da carteira e anexarão uma declaração confirmando que o requerente de fato estuda naquela unidade de ensino.

Terão direito a carteira estudantil alunos da rede pública na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Ela tem validade em todo o território nacional e o estudante terá direito à meia entrada em shows, espetáculos, meia passagem em ônibus, etc.

As carteiras terão, além da logomarca da Prefeitura, um código de segurança para evitar fraudes. Será impressa e emitida pela SEJUCE, em parceria com os órgãos estudantis nacionais, estaduais e municipais, e, se for identificada alguma carteira sem o código ou com código diferente, ela será barrada e o portador responderá por falsidade ideológica. Foi desenvolvido um programa de computador para cadastrar todos os estudantes, com o objetivo de detectar qualquer fraude.