PUBLICIDADE
 
     

Médico que pilotava a avião que caiu em Teresina segue internado; áudio revela motivo da queda

Mulher que estava na moto atingida pelo avião está em estado grave

Imagem

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou neste domingo (08) o quadro de saúde do médico Jacinto Barbosa Lay, 50 anos, e de Keiliane Pereira, 27 anos, que ficaram gravemente feridos após a queda do avião que o empresário pilotava. A mulher estava numa motocicleta e foi atingida pela aeronave de pequeno porte.

A principal suspeita, apurada pelo A10+ no local, é que o piloto tentou fazer um pouso forçado na BR-316, mas acabou colidindo com a van e a moto. Nesse momento, ele perdeu o controle da direção, rodou na pista e bateu contra a estrutura de estação de ônibus que fica nas imediações da rodovia. 

Em nota, o HUT informou que o médico Jacinto Lay deu entrada na unidade em estado grave e foi entubado pelo SAMU no local do acidente. Foi constatado que ele sofreu traumatismo cranioencefálico e fraturou as pernas. No momento, ele está passando por cirurgia ortopédica no Hospital de Urgência de Teresina.

A segunda paciente, Keiliane Pereira, que não estava no avião, também apresentou quadro de traumatismo cranioencefálico. Seu estado de saúde é grave, mas estável. Ambos os pacientes foram prontamente avaliados por equipes de cirurgiões de trauma, neurocirurgiões, cirurgiões plásticos e cirurgiões vasculares e realizaram exames de imagem no HUT. A pedido da família, o empresário será transferido para um hospital da rede particular assim que sair do centro cirúrgico. A mulher será transferida para a UTI do HUT.

CAUSA

Perda de hélice, diz médico antes de cair 

O médico Jacinto Lay comunicou a perda da hélice do avião que pilotava minutos antes da queda, segundo áudio obtido pelo A10+ do neurocirurgião com um operador da torre de controle do Aeroporto Senador Petrônio Portella.

No diálogo, Jacinto informou a pane na aeronave e afirmou que buscaria um campo para fazer um pouso forçado com segurança. “Teve uma pane de hélice e vai procurar um campo para pouso”. Ao ser questionado pelo controlador de voo em qual região aconteceria o pouso, o empresário contou que iria pousar na BR 316, local onde a aeronave acabou caindo.

Fonte: A10+