PUBLICIDADE
 
     

ALERTA! Piripiri registra suspeita de Raiva Humana; SESAM investiga

Homem foi atacado por macaco sagui e está internado com suspeita de raiva humana

Imagem

Um homem de 56 anos com suspeita de infecção pelo vírus da raiva foi internado no Instituto de Doenças Tropiciais Natan Portella, em Teresina, na segunda-feira (12), conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quarta-feira (14).

Segundo o órgão, o paciente está com encefalite (inflamação do cérebro), possivelmente ocasionada pelo vírus da raiva. Ele estava na zona rural de Piripiri quando foi atacado por um macaco sagui, no dia 15 de julho, mas só procurou atendimento médico semanas depois.

De acordo com a Coordenação de Epidemiologia, a vítima começou a sentir sintomas como vômito, aumento da saliva e desmaio, no dia 6 de agosto, mas ele só procurou o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, dias depois, dia 12 de agosto quando buscou o HRCR. O caso foi dado por suspeito para raiva humana e foi transferido para a capital no mesmo dia.

“Amostras do paciente foram colhidas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, laboratório de referência para exames de raiva, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”, informou a Sesapi em nota.

Embora o caso suspeito tenha surgido em decorrência de uma agressão de um animal silvestre, “macaco sagui”, a Secretaria de Saúde Municipal de Piripiri, através da da equipe de Vigilância em Saúde Ambiental irá executar a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos, na zona urbana e rural, com o intuito de prevenir a disseminação da doença entre os animais domésticos. Trabalho este que já é realizado anualmente.

A equipe de profissionais da SESAM também investiga com a família as circunstâncias em que o incidente aconteceu, além de orientar sobre doença. Ademais, medidas de prevenção e controle já estão sendo realizadas.

NOTA DA SESAM DE PIRIPIRI 

*??ALERTA EPIDEMIOLÓGICO??*

Em decorrência de um caso SUSPEITO de *Raiva Humana* no município de Piripiri, a Secretaria de Saúde Municipal, por meio da Vigilância em Saúde e Epidemiologia vem alertar a população acerca deste ocorrido. 

Informamos que medidas de prevenção e controle já estão sendo tomadas, e toda a assistência ao paciente está sendo ofertada, a nível de município e estado.

*Atenção:* Ao sofrer qualquer tipo agressão por animal mamífero doméstico e/ou silvestre, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima!