PUBLICIDADE
 
     

Mais de 100 litros de agrotóxicos são apreendidos em lojas de Batalha durante fiscalização da ADAPI

Imagem

Cerca de 115 litros de agrotóxicos foram apreendidos no município de Batalha. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) foram autuadas 4 estabelecimentos.

“Foram fiscalizados 12 estabelecimentos entre propriedades rurais e comércios, sendo autuados 4 lojas comerciais, 2 com produtos interditados e 2 com produtos apreendidos. Sendo motivo das autuações a falta de registro das revendas e o fracionamento de agrotóxicos para venda“, explicou Ozael Valério, gerente de defesa vegetal da Adapi.

A fiscalização aconteceu na quinta-feira (8), equipes de fiscais estaduais agropecuários, além de engenheiros agrônomos da ADAPI realizaram a ação com o objetivo de apurar denúncias de venda irregular de agrotóxicos em estabelecimentos sem registro da ADAPI.

O coordenador de agrotóxicos Olavo Vieira, explicou que as ações da ADAPI servem para reduzir elevações nos casos de intoxicação por agrotóxicos no estado além da redução de resíduos de agrotóxicos em alimentos e impactos ao meio ambiente.

Questão de saúde

O fracionamento e reembalagem de agrotóxicos é proibido de acordo com a Lei estadual Nº 5.626 de 2006 e Decreto estadual Nº 14.576 de 201.

“Chamou atenção o fato de a comercialização ocorrer dentro desses estabelecimentos sem o mínimo de segurança e ainda sendo vendidos sem nota fiscal e receituário agronômico, documentos indispensáveis para comercio e uso desses produtos", explicou o gerente Ozael.

A ADAPI lembra ainda que esses produtos são perigosos se usados sem a devida orientação técnica, podendo provocar danos ao meio ambiente e saúde humana podendo provocar até a morte dos manipuladores que tem contato de forma direta através do manuseio inadequado desses produtos.

Fonte: G1