PUBLICIDADE
 
     

Saúde promove capacitação sobre Setembro Amarelo para professores da rede municipal de Piripiri

Capacitação serve para reforçar a atenção às questões psicológicas dos adolescente nas escolas.

Imagem

A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), promoveu capacitação como parte da programação de atividades do Setembro Amarelo. O encontro aconteceu no teatro João Cláudio Moreno, no Memorial Espedito Resende, na manhã desta terça-feira (05/09).

“Estamos realizando uma capacitação sobre a questão delicada do suicídio. É uma formação para os professores da rede  municipal sobre o comportamento de pessoas com tendências suicidas. O objetivo é que os professores fiquem em alerta quanto aos alunos.  Trouxemos falas sobre  a importância da família, o comportamento de um suicida, como identificá-lo e como intervir, além de conselhos sobre o uso de medicação. O professor está no dia-a-dia dos alunos e eles podem identificar comportamentos estranhos e passar isso para a SESAM”, disse Vinícius Souza, psicólogo do Centro de Atenção Psicosocial de Piripiri (CAPS AD).

Para Ana Caroline, psicóloga da SESAM, toda atenção é necessária. “Esse tema é muito importante e a capacitação serve para ficarmos atentos com a questão do adolescente na escola. A Prefeitura de Piripiri mostra assim a preocupação sobre o tema tão polêmico. O evento teve todo o suporte para  a realização”, explicou Ana Caroline.

Lucas Carvalho, coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Piripiri (SEDUC), deu mais detalhes. “Enquanto profissional de educação, tratar sobre esse tema é muito importante porque nós  precisamos de informação para que possamos trabalhar e informar nossos alunos", finalizou.  

Setembro Amarelo 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.