PUBLICIDADE
 
     

Dorival, Luxemburgo e Sampaoli iniciam trabalhos na Série A com resultados diferentes

Imagem

Fonte da imageme: Unsplash 

A movimentação de treinadores no Campeonato Brasileiro de 2023 começou cedo, algo que é quase uma tradição no torneio. Foram seis trocas em apenas sete rodadas disputadas, com o Corinthians mudando duas vezes de profissional. Três nomes ganharam destaque, justamente pelos inícios bem diferentes. Dorival Júnior chegou ao São Paulo com boas vitórias, Jorge Sampaoli ainda tenta encaixar uma sequência no Flamengo e Vanderlei Luxemburgo sofre para vencer sob o comando do Timão.

Outras equipes também passaram por mudanças, e a expectativa é que isso continue até o final das 38 rodadas. Na temporada passada, apenas na Série A, aconteceram 23 trocas de comando técnico. Uma média que se repete em anos anteriores, mostrando que essa é uma atitude comum até hoje no futebol brasileiro. Neste ano, a tradição parece se manter, e mostra que essas trocas dão resultados diferentes. Algumas equipes conseguem se recuperar, enquanto outras se afundam na crise.

Esse último caminho está acontecendo com o Corinthians, que demitiu Fernando Lázaro, ficou apenas duas semanas com Cuca, e agora é treinado pelo veterano Vanderlei Luxemburgo. Os resultados não foram bons com a troca, e até a oitava rodada do Brasileirão, a equipe amargava a 14ª posição, com apenas oito pontos conquistados. Luxemburgo não venceu nenhuma das primeiras seis partidas em que comandou o alvinegro paulista, conseguindo o primeiro resultado positivo apenas no sétimo jogo.

Assim, o Timão saiu de um certo favoritismo para ser campeão e se transformou em uma equipe que vai brigar contra a zona de rebaixamento. Isso pode ser visto nos números do site de apostas de futebol Mr.Jack, que tem uma cobertura ampla do futebol brasileiro, com cotações a cada rodada do Campeonato Brasileiro e também projeções dos favoritos ao título da disputa. Por lá, o Timão está entre os menos cotados a ficar com a taça.

Dorival renova o São Paulo

Enquanto Vanderlei Luxemburgo sofre no Corinthians, o também veterano Dorival Júnior vive uma lua de mel com o São Paulo. O treinador chegou no lugar de Rogério Ceni, e vem conseguindo bons resultados. Até o dia 23 de maio, ele fez 11 partidas, e não perdeu nenhuma. Esse início invicto teve sete vitórias e quatro empates. O time ainda conseguiu melhorar em outros quesitos, com 18 gols marcados e apenas cinco sofridos.

 

Uma evolução que mostra como a diretoria acertou ao trazer Dorival Júnior. A equipe deixou de ser uma mera coadjuvante na temporada para sonhar com algo mais. Nas cotações do mrjack.bet, por exemplo, o tricolor aparece com boas chances de título na Copa Sul-Americana. Além disso, a chegada de reforços importantes pode fazer com que o elenco sonhe com melhores posições no Campeonato Brasileiro.

É um início promissor do técnico que brilhou em 2022. Dorival comandou o Flamengo nos títulos da Copa do Brasil e também da Libertadores, e mesmo assim acabou demitido no final do ano. Agora, ele tenta conquistar títulos com o São Paulo, e mostrar que o time flamenguista errou feio ao dispensá-lo.

Flamengo com altos e baixos

O curioso é que o substituto de Dorival Júnior no Mengão foi quem saiu para a chegada de Jorge Sampaoli. Vítor Pereira caiu logo depois o vice no Campeonato Carioca, e abriu espaço para o argentino assumir o comando de um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Até a sétima rodada do Brasileirão, ele sofreu com altos e baixos, tendo feito 10 jogos no novo trabalho. Foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas.

No entanto, a expectativa para o futuro é positiva, pois a equipe mostra um futebol mais convincente do que na época em que Vítor Pereira era o treinador. Sampaoli vai precisar de mais tempo para conhecer o elenco rubro-negro, mas dá sinais de que tem potencial para conquistar vários títulos. Uma boa notícia para o torcedor que começou 2023 preocupado com as seguidas derrotas em campo.

Assim, o futebol nacional vê três equipes em caminhos diferentes com a troca de treinadores. A situação mais preocupante é a de Luxemburgo no Corinthians, que inclusive já ameaça uma nova troca no comando. Enquanto isso, o rival São Paulo vê um futuro cada vez melhor com Dorival Júnior. E o Flamengo quer Jorge Sampaoli mais consistente para defender os títulos conquistados em 2022.