PUBLICIDADE
 
     

Apicultores de Brasileira-Pi produzem 25 toneladas de mel e comemoram resultados

Piauí se destaca como maior exportador de mel do País e a comunidade Saco dos Polidórios, de Brasileira, tem sua contribuição! Previsão é de produzir ainda mais durante o ano

Imagem

No município de Brasileira, mais precisamente na comunidade Saco dos Polidórios, apicultores comemoram resultados obtidos. O povoado tem uma boa contribuição para que o Piauí siga se destacando como maior exportador de mel do País. Nesta ano, somente até estse mês, a comunidade produziu 25 toneladas de mel.

Nessas imagens, registradas há poucos dias, a venda de 15 toneladas. No início do ano já haviam sido comercializadas 10 toneladas. Foram três colheitas.

O apicultor Fagner Brito conversou com o PIRIPIRI REPÓRTER. “Colhemos 25 toneladas e a perspectiva e colher  ainda mais ao longo do ano. Há 20 anos. Nunca tínhamos tipo uma produção desse porte. Com o tempo, a gente se aprimora e também tem a questão das condições climáticas e a própria natureza. A abelha precisa de uma vegetação considerável. Graças a Deus e à nossa comunidade, temos isso em abundância”, disse.

O mel é vendido para uma cooperativa de Piracuruca e também para uma empresa do Ceará. Um detalhe interessante é que a maior parte do mel produzido no país é exportado principalmente para o mercado europeu e americano.    

“Ver um caminhão desses assim é uma satisfação grande. Gera renda para nós, apicultores, e ainda para outras pessoas da comunidade, de forma indireta”, comenta o apicultor.

PIAUÍ DO MEL

A cadeia produtiva do mel, uma das mais organizadas do Piauí, em 2022 exportou 7 mil toneladas de mel e faturou US$ 26 milhões, assumindo a liderança entre todos estados brasileiros.