PUBLICIDADE
 
     

Professor de Piripiri é aprovado no Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI com Projeto de Tese sobre o pequi

O professor concorreu a uma vaga do doutorado bastante disputado com o Projeto de Tese “O extrativismo e geração de renda do pequi na zona de amortecimento do Parque Nacional de Sete Cidades

Imagem

O Doutorado é um curso seguinte ao mestrado, voltado a quem quer se aprofundar em pesquisa científica e seguir carreira acadêmica. O doutorado dura em média de quatro a cinco anos e exige dedicação intensa. No final do curso, o doutorando deve apresentar uma tese inédita que represente um avanço no conhecimento da sua área de estudo. Quando aprovado, ele recebe o título de doutor. E o Doutorado do PRODEMA concentra esforços em linhas de pesquisa e formação de profissionais para atuarem em contextos como recursos naturais e humanos escassos e demandas sociais crescentes, buscando mudanças para uma nova realidade desejada. O Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente é formado por uma de Associação ampla em Rede através da integração das competências de oito IES públicas nordestinas (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC e UFERSA), autodenominados conjuntamente de Rede PRODEMA, que há mais de vinte anos qualifica recursos humanos em nível de Doutorado na Região Nordeste.

O professor concorreu a uma vaga do doutorado bastante disputado com o Projeto de Tese “O extrativismo e geração de renda do pequi (Caryocar Coriaceum Witt.) na zona de amortecimento do Parque Nacional de Sete Cidades”. Sua pesquisa tem como objetivo estudar a geração de renda oriunda do extrativismo de pequi, onde serão realizadas visitas nos povoados participantes do estudo, por parte do pesquisador, com a finalidade de apontar a importância do extrativismo dessa fruta, bem como demonstrar a importância de uma relação de incremento de renda aliado a sustentabilidade que seja possível de ocorrer no entorno do Parque Nacional de Sete Cidades. Com a finalidade de preservação das áreas onde se concentram as árvores da espécie, será realizado um mapeamento com as principais áreas extrativas da região em estudo com o intuito de facilitar o monitoramento e proteção das mesmas em eventuais situações de incêndios que possam ocorrer nos meses secos do ano.

Os familiares e amigos do Professor Antônio Felipe da Silva Souza (Rede Pública Municipal de Educação de Piripiri e Rede Pública Estadual do Piauí) o parabeniza pela sua aprovação como aluno do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o quadriênio 2023-2026. Desejamos sucesso em sua trajetória!