PUBLICIDADE
 
     

Um a cada cinco idosos tem diabetes, revela médico Aécio Lira

O médico endocrinologista Aécio Lira, filho do piripiriense Edwaldo Lira, falou sobre o tema em entrevista na TV Clube

Imagem

Dia Mundial ao Combate à Diabetes aconteceu nesta última segunda-feira (14) e a TV Rede Clube chamou o filho do empresário piripiriense Edwaldo Lira para falar mais a respeito deste tema importante para a sociedade brasileira.

Segundo pesquisas, o Brasil está em 6° lugar na quantidade de incidências da doença no mundo e está 1° lugar em incidências na américa latina.

O médico endocrinologista, Aécio Lira, foi entrevistado por Marcelo Magno na programação do dia 14 de novembro do Piauí TV 1° edição.

Quando o médico foi perguntado a respeito da grande incidência na população mais idosa, ele respondeu:

“É verdade Marcelo, essa é uma colocação importante. Um a cada 10 adultos, tem diabetes. Se for olhar a população idosa com mais de 60 anos, é 1 a cada 5 idosos. Isso vai de encontro com outros problemas como hipertensão. Isso pode trazer um contexto com mais complicações para essas pessoas” disse o médico endocrinologista.

O jornalista trouxe um fato interessante, um dos tipos de diabetes (Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3) aparece aos poucos e começa silenciosamente. Assim, disse ele, vai gerando seus efeitos e se não tiver mais cuidado, não tem cura. O médico entrevistado acrescentou a fala de Marcelo:

“Quando falamos de diabetes, estamos falando de todas as condições que levam ao aumento de açúcar no sangue, a hiperglicemia. 90% dos casos de diabetes, são do Tipo 2. Esses que vão agindo progressivamente, aparecendo até em jovens e crianças, quando tem um fato genético e um fator obesidade relacionada.” disse Aécio Lira.

“O diabetes tipo 1, que se apresenta de uma forma abrupta, uma deficiência na produção de insulina em poucos dias. O paciente tem que usar a insulina às vezes, desde a infância”

Sobre as causas e os fatores do aparecimento da doença, Aécio Lira comenta:

“Os fatores de riscos principais, a obesidade, o excesso de peso como um todo é o nosso foco de tentar combater o diabetes. Porquê a predisposição genética nós não escolhemos né”

Para finalizar a entrevista, Marcelo Magno pergunta ao médico endocrinologista sobre como prevenir e evitar a doença, ele respondeu:

“Prevenir o diabetes está muito relacionada ao combate a obesidade. Essa é grande mensagem que a gente traz. Se você tem uma predisposição a ter diabetes, isso pode ser reversível com redução de peso e controle de atividade física. A grande prevenção é primeiramente descobrir, nós temos um dado interessante que diz que, 1 a cada 3 diabéticos não sabem que tem a doença”

Fonte: Rede Clube/ Piauí TV 1° Edição / Reprodução