PUBLICIDADE
 
     

Curso de Artesanato com Palha da Carnaúba é concluído em Piripiri. IMAGENS

s alunos confeccionaram vários objetos, como cesto de roupas, jarros, bolsas, jacás, luminárias, cesto para pães, suplas, bolsas, entre outros. Tudo feito com a palha da carnaúba. Veja!

Imagem

Os artesanatos são peças únicas e exclusivas feitas de vários materiais, principalmente os naturais. Nesta sexta-feira (04), a equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri juntamente com a Instrutora Elisangela, da OIT (Organização Internacional do Trabalho) com parcerias com o SEBRAE E SESCOOP/PI formaram mais uma turma de artesãos do Curso de Artesanato com Palha de Carnaúba.

O curso teve duração de 5 dias, iniciou-se nesta última segunda-feira (01) e se encerrou nesta sexta-feira (04). A carga horária foi de 40h e o público-alvo foram artesãos da região com intuito de lapidar a habilidade e discernimento nas artes, principalmente no que se refere artes com palha de carnaúba com o objetivo da formarem artesãos referência em Piripiri e região.

Os 20 alunos confeccionaram vários objetos como: cesto de roupas, Jarros, bolsas, jacás, luminárias, cesto para pães, suplás, bolsas, entre outros. Veja abaixo:

 

Estiveram presente no encerramento do Curso de Artesanato com Palha de Carnaúba a figura pública e bastante querida na região, Meirian Castro e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rita.

“Quero que vocês se dediquem ainda mais, agora vocês estão completamente preparados para se tornarem referência em artesanatos com palhas de carnaúba” ressaltou a instrutora do curso, Elisangela.

A instrutora se deslocou da capital, Teresina, para Piripiri em nome da Organização Internacional do Trabalho, que trata sobre o combate escravo e estão ligados diretamente com o Ministério do Trabalho.

As multas que são aplicadas em fazendas os quais exploram o trabalhador são revestidas para o próprio trabalhador. Esse recurso pode ser transformados em cursos para que os trabalhadores possam ter renda própria ou para a agricultura familiar.

Assim, foram formadas duas cooperativas, em Campo Maior e Piripiri, para gestão e melhor distribuição dos recursos advindos da OIT.