PUBLICIDADE
 
     

Em Piripiri, procura por testes de COVID-19 aumenta bastante nos últimos dias

Há algumas semanas, Centro COVID era pouco procurado. Número de pessoas que buscam testes tanto no Centro COVID como em farmácias e laboratórios aumentou exponencialmente

Imagem

No país, há um crescente aumento de positivados com a COVID-19. Um outro dado relevante é que o número de internados não tem acompanhado. Segundo o ministro da saúde, Queiroga, maioria dos internados em hospitais são de pessoas não vacinadas.

No Hospital Regional, segundo último boletim, não hão nenhum paciente de Piripiri internado pela doença.

Tanto pela manhã como pela tarde, houve um grande aumento de procura no Centro Covid. As pessoas apresentam sintomas gripais e buscam o setor para realização do teste e ser atendidos pelos profissionais de saúde do local.

Com a grande procura, o número de casos tem sido registrado. O cidadão consciente que esteja suspeito deve procurar a unidade de saúde.

Nessa quinta-feira (20), 206 resultados de exames foram apresentados. Desses, 67 foi de resultado negativo. 139 casos foram positivos, um percentual considerável.

FALTA DE INSUMOS PARA TESTES NO PAÍS

Segundo reportagem da CNN, com o aumento exponencial na demanda e a concentração da produção dos insumos em alguns poucos países prejudica suprimento brasileiro de exames.

A Anvisa debate os autotestes para Covid-19 em um momento que o país sofre com falta de testes devido ao avanço da variante Ômicron do novo coronavírus, uma linhagem altamente transmissível.

Aumento da demanda e dependência de importação de insumos pode explicar. Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) mostrou que o número de testes de Covid-19 feitos nas farmácias do país bateu o recorde diário, com 86,3 mil exames realizados no dia 12 de janeiro.

Uma pesquisa feita pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp) revelou que 88% dos laboratórios privados no estado enfrentam problemas para a reposição de testes de Covid-19 e influenza.

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou que, assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames.