PUBLICIDADE
 
     

Educadora Eliana Teles (In memoriam) é homenageada com a mais alta comenda de Piripiri

A Comenda Juncal foi entregue ao filho dela, Isaac Teles, que, com orgulho, externou a alegria e gratidão!

Imagem

A Prefeitura de Piripiri realizou, na última sexta (30/07), a entrega da Comenda Juncal 2021 dentro da programação de aniversário de 111 anos. Seis novos comendatários, sendo três representados por familiares, receberam a maior honraria do município, em sessão solene no no Palácio do Povo de PeryPery, no Centro Administrativo.

Uma das pessoas homenageadas foi a educadora Eliana Teles (In Memoriam), que já foi Secretária Municipal de Educação e presidente do SINTE Regional Piripiri. A honraria foi entregue ao filho dela, Isaac Teles, que, com orgulho, externou a alegria e gratidão.

“Venho externar a minha alegria e gratidão pela homenagem que recebi em nome de minha mãe, Eliana Teles. Fico extremamente feliz em ver o reconhecimento de toda a sua luta e dedicação pela educação de Piripiri, sendo reconhecido e sabendo que não será esquecida. Seu legado vai ficar para sempre no coração e nos pensamentos das pessoas que tiveram o prazer de conhecê-la e também das pessoas que não tiveram esse prazer mais conhecendo sua história de luta começaram a admirá-la. Faço um agradecimento especial à prefeita Jôve Oliveira e a secretária municipal de educação, Tânia Marilda Monteiro, pelo reconhecimento e carinho pela minha mãe e também as pessoas que fazem parte da comissão que dentre os 17 indicados escolheram o nome da minha mãe para essa linda homenagem COMENDA JUNCAL 2021. A todos o meu muito obrigado”, relatou.

A Secretária de Educação, Tânia Monteiro, também comentou e relembrou medidas na gestão de Eliana Teles. “Quisera nós termos tido a oportunidade de homenagear em vida a mulher, mãe, professora, sindicalista e ex-secretária de Educação, Eliana Teles. Como professora, reconheço a sua luta pela categoria docente, com a conquista do Horário Pedagógico. Com o HP, dentro da jornada de trabalho do professor, dois terços de sua carga horária passaram a ser cumpridos na sala de aula e outro terço desse tempo remunerado é destinado a atividades pedagógicas extraclasse, para que o docente planeje suas aulas e aperfeiçoe a prática pedagógica. Esta conquista, em nosso município, garantida na legislação brasileira, foi luta de Eliana Teles”, detalhou.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro entregou as medalhas da Comenda Juncal e foi auxiliada pelo vice-prefeito, Hilton Osório, deputado federal Átila Lira (PP), juiz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Piripiri, Raimundo José Gomes, presidente da Câmara, Alan Osório, e pelo secretário de Administração (SEAD), José Gomes do Amaral Neto, para a entrega do Diploma dos comendatários de 2021.

“Momento histórico e importante essa solenidade de homenagem aos comendatários da Comenda Juncal, estando ao lado de familiares, secretários municipais, vereadores, enfim, muitos amigos. Estamos contando histórias e já fazendo história também. Sem dúvida é um momento muito especial. Ano que vem, vamos homenagens mais personalidades”, destaca a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.  

Receberam a honraria, o jornalista Álvaro Luiz Carneiro, o frade e pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Piripiri, Antônio Leandro da Silva, e o empresário e advogado Átila de Melo Lira Filho.

 

Os comendatários que receberem homenagem póstuma: Raimundo Gomes das Neves, que lutou na Guerra do Paraguai, a professora e ex-secretária de Educação de Piripiri, Eliane Maria da Silva Teles e a dona de casa e humorista, Zulmira Ramos de Melo, foram representados pelos familiares.