PUBLICIDADE
 
     

STR de Piripiri e polo da FETAG promovem encontro regional para discussão sobre o Terra Brasil, Programa Nacional de Crédito Fundiário

Imagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri e Agricultores Familiares e Polo da FETAG realizaram um encontro regional para discussão sobre o programa Terra Brasil, uma espécie de Terra Brasil, crédito fundiário com roupagem nova. O Programa Nacional de Crédito Fundiário financiava a compra da terra para trabalhadores rurais e investimentos em infraestrutura.

O encontro, que contou com representantes de sindicatos dos  trabalhadores rurais e cidades da região, secretarias de Agricultura e conselheiros municipais de alguns municípios, ocorreu no Centro de Formação Antônia Flor. O programa foi apresentado por Cleiton Costa, Técnico em Agropecuária, da MC Projetos, empresa certificada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para desenvolver o programa.

O Programa oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de rédito rural.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

Os recursos para os financiamentos concedidos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.