PUBLICIDADE
 
     

Faculdades se adaptam à nova realidade

Imagem

Estamos vivendo a maior crise sanitária da história de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante disso as instituições de ensino precisam se adaptar para conseguir concluir o ano letivo sem prejudicar os alunos e em completa segurança. Uma das opções foi a modalidade remota. Diferentemente do EaD, o ensino remoto preconiza a transmissão em tempo real das aulas. A ideia é que professor e alunos de uma turma tenham interações nos mesmos horários em que as aulas da disciplina ocorreriam no modelo presencial. Grosso modo, isso significa manter a rotina de sala de aula em um ambiente virtual acessado por cada um de diferentes localidades.

Para grande parte dos alunos essa foi a melhor forma de aprender e conseguir acompanhar o ano letivo sem precisar se expor ao risco de contaminação ao Corona vírus. Exemplo disso é o aluno Carlos Henrique que mora em Campo Maior e faz o curso de enfermagem na UNIPLAN em Piripiri.  “Nas aulas presenciais, precisávamos adaptar o trabalho ao estudo e a aula remota conseguimos fazer isso na segurança das nossas casas sem precisar está na sala de aula. Isso me ajudou a não paralisar meu curso.“

Também temos o lado de adaptação do professor, que precisou se atualizar as novas tecnologias de transmissão de aulas online. A professora Karoline de Sousa, professora do curso de enfermagem da Uniplan Piripiri, diz que foi pega de surpresa com esse novo formato. “Precisei me adaptar a essa nova modalidade e levar o meu conteúdo da sala de aula para a tela do computador. Aqui usamos a plataforma Microsoft Teams, aulas ao vivo com os alunos.”

Mas nem sempre as aulas podem ficar somente no virtual, com andamento do calendário acadêmico algumas aulas precisaram ser presenciais. Para a professora Karoline isso também é um grande desafio. “Mesmo em meio a pandemia precisamos montar um esquema com segurança para os alunos concluir suas disciplinas do ano letivo,”  explica o coordenador da UNIPLAN, Jerferson Melo.

Jeerferson Melo explica o plano de segurança para as aulas no laboratório de anatomia. “Precisávamos dar andamento a disciplina prática no nosso laboratório e tivemos que montar 6 grupos de alunos para não causar aglomeração, temos pias disponíveis com sabão, fazemos a limpeza do laboratório a cada inicio e fim de aula, verificamos a temperatura e controlamos o distanciamento.

Mas nem todos tem a segurança de sair de casa, por isso as aulas são gravadas e disponibilizadas na nossa plataforma online.” E conclui “ E continuamos nos adaptando, nossos vestibulares semanais dos cursos de Enfermagem, Administração, pedagogia e Educação física que acontecia presencialmente, agora é virtual”

A aluna Cleutilane de Piracuruca do curso de enfermagem da UNIPLAN explica como se prepara para as aulas práticas “Mesmo a faculdade tomando todos os cuidados eu trago meu álcool em gel na bolsa e 2 máscaras limpas, mantenho o distanciamento e sempre lavo as mãos.”

Essa vai ser nossa realidade até que a população esteja completamente vacinada, portanto a higienização e uso de mascaras vão fazer parte durante muito tempo nas nossas vidas

A UNIPLAN funciona na sede do colégio Maria José da Silva Melo.