PUBLICIDADE
 
     

Terras de região quilombola de Piripiri sofre ameaça de devastação, denuncia STR

Imagem

No sentido de coibir essa possível devastação de terras na região do povoado remanescente quilombola Marinheiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, que já acompanha é defende esse quilombo desde o princípio, está na defesa das famílias é também dessa área que ambientalmente é um patrimônio que a natureza precisa para abrigar os animais silvestres, como também as pessoas que precisam de uma vida mais saudável.

Uma empresa, a Agropecuária Barras LTDA, com endereço em São Paulo, está adquirindo terras na região, já tendo comprado de muitos proprietários de grandes áreas, mas que não moram na referida área, porém a posse delas. Há alguns anos, uma empresa chegou a comprar uma grande área na zona rural de Boa Hora, próximo à Piripiri. Foi feita uma devastação de dezenas de quilômetros. Enormes carvoarias foram vistas no local.   

"É uma terra virgem, ameaçada pela devastação predatória para servir ao capitalismo do agronegócio criminoso. É no quilombo Marinheiro que existe essa vegetação nativa que serve de apoio para os cristãos que ali habitam historicamente, porém, nesses últimos anos, foi passado para o domínio de grupos que pretendem explorar de forma arbitrária e com isso vai trazer as piores dificuldades pra todos que habitam no quilombo, como também na região que é habitada por aproximadamente 300 famílias", explica Denílson Santos, secretário de políticas agrícolas e agrárias e meio ambiente do STR de Piripiri.