PUBLICIDADE
 
     

Prefeitura se reúne com representantes do comércio para definição de decreto que prorroga medidas em Piripiri

ACIP-CDL e gestão municipal chegaram ao consenso de prorrogar medidas

Imagem

Reunidos nesta segunda, 22, no Palácio do Povo de Pery Pery, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro e a diretoria da  Associação Comercial e Industrial e Câmara dos Dirigentes Lojistas  - ACIP/CDL - de Piripiri onde  firmaram entendimento para que seja cumprido o atual decreto pelos empresários do setor. Com isso, fica mantido o comércio aberto, até 17h, desta segunda até quinta, 25.  De sexta em diante, aberto somente estabelecimento considerado essencial. 

Ficou acertado também que a partir da sexta, dia 26, dia de feriado antecipado, segundo anúncio do Governo do Estado, serão retomadas as restrições ao comércio em geral, só podendo funcionar as atividades essenciais até domingo, dia 28. 

“Ficaram confirmadas as regras do atual decreto e também uma proposta para ser debatida na próxima segunda-feira, dia 29/03. A ACIP/CDL propõe a abertura do comércio até às 13h. Vamos resolver da melhor forma possível para garantir a segurança da população nessa luta contra a covid-19”, garante a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, acrescentando que até lá, vai ser baixado um novo decreto. 

O presidente da ACIP/CDL, Cláudio Pereira Cândido, disse que a reunião foi muito proveitosa. Para ele, a questão de abertura até às 13h é muito interessante para todos, no período de segunda a sábado. “Achamos que com esse período de abertura fica bom pra todos. São apenas 5h, bem menor quando ficávamos até às 17h”, concluiu o dirigente. 

Números da pandemia

Segundo dados da Secretaria e Saúde Municipal (SESAM) divulgados nessa domingo (22), já houve 103 óbitos por causa da covid-19. Há 396 casos ativos município, sendo que 25 ocupam leitos clínicos e outras 16 pessoas estão na UTI do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR).

A partir das 20h de quinta as 24h de domingo, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais citadas no decreto.

O que ficará aberto: 

A partir das 20h do dia 25 de março até as 24h do dia 28 de março de 2021, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das seguintes atividades consideradas essenciais:

I - mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e

produtos alimentícios;

II - farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

III - oficinas mecânicas e borracharias;

IV - lojas de conveniência e serviços de alimentação situadas em rodovias, estaduais e

federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito (viajantes);

V - postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

VI - hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

VII - distribuidoras e transportadoras;

VIII - serviços de segurança pública e vigilância;

 IX - serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de

delivery ou drive-thru;

X - serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

XI - serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do

Estado do Piauí;

XII - serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e

funerários;

XIII - agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

 XIV - bancos e lotéricas.

O DECRETO ESTADUAL - CLIQUE!