PUBLICIDADE
 
     

Açougues de Piripiri são prejudicados com desabastecimento após irregularidades fiscais

Só no mercado público são 32 bancas prejudicadas pela falta de abate de animais no matadouro, além de açougues distribuídos pelo município de Piripiri

Imagem

O matadouro municipal está há dois dias sem abater bovinos. As 32 bancas do mercado e açougues distribuídos pelo município sofrem com a falta da carne bovina, a principal comercializada.

No mercado público, ainda encontramos uma banca com alguns quilos de carne suína, que segue sendo vendida, embora em menor quantidade. Uma grande maioria de bancas vazias foi o que foi possível constatar. Profissionais compareceram mais para receber pagamentos de clientes, por estamos em período de pagamento de aposentados e pensionistas.

Os trabalhadores das bancas informaram que não receberam visita de funcionários do matadouro, para darem explicações. A informação que circulava entre eles era de que o matadouro possuía dívidas fiscais junto à SEFAZ e não havia previsão de retorno do abate de animais.

PROCURAMOS A SEFAZ

O PIRIPIRI REPÓRTER conversou com Cleiton Oliveira, coordenador de Fiscalização Itinerante (Cofit), com sede em Teresina, que explicou ter ocorrido fiscalização volante, que flagrou uma carrada de animais sem documento fiscal.

Cleiton esclareceu que a SEFAZ não suspende o abate de animais, porém exige que seja realizada de forma legal.

"Não impedimos matança. Exigimos apenas a regularização da situação fiscal. Tem que haver GTA e nota fiscal retirada na SEFAZ", disse, complementando que o matadouro deveria também exigir documentação dos donos dos animais.