PUBLICIDADE
 
     

PM-PI promove testagem em massa dos policiais para COVID-19

Imagem

O Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí convoca os grandes comandos, todos os comandantes de Unidades Policiais Militares da capital e do interior, assim como diretorias, Hospital da Polícia Militar, corregedoria, Quartel do Comando Geral e Centro da Assistência Integral à Saúde para participarem de testagem em massa para Covid-19 de todo efetivo ativo da Polícia Militar do Piauí, que totaliza 5.700 PMs.

O tenente-coronel Sá Júnior, desde ontem (28/05), realizará a entrega dos testes por meio dos grandes comandos ou pessoalmente a cada comandante de OPM. Esses testes devem ser cautelados, conforme as OPMs e na quantidade constante na relação de efetivo por unidade.

TESTES NA CAPITAL

Em Teresina, o Hospital da Policia Militar do Estado do Piauí irá fornecer o suporte técnico operacional para a testagem dos colaboradores das unidades policiais militares. Consequentemente, o HPM elaborou e encaminhou uma planilha conforme data, turno e horário, para que o PM seja atendido e não venha a gerar aglomeração. A lista preenchida pelas unidades devem ser enviadas para dois e-mails: triagemhpm@outlook.com e iranmourasoaresmaj@hotmail.com. As unidades deverão encaminhar os testes de COVID-19 à farmácia do HPM no dia anterior à data em que serão aplicados.

Desse modo, para as OPMs da capital, é necessários que os seus respectivos comandantes entrem em contato com a administração do HPM para o agendamento dos atendimentos de seus efetivos.

O HPM enfatiza que os policiais militares lotados em Teresina devem se dirigir ao hospital para realizarem os testes apenas em data e horário estabelecidos previamente em planilha encaminhada pelo comandante da sua respectiva unidade. Este será o procedimento padrão para os policiais assintomáticos, que só serão atendidos nessas condições.

Por outro lado, para os policiais com sintomas e suspeita de COVID-19, o Hospital da PM ressalva que não é necessário passar por todos os protocolos acima explanados. Neste caso, o policial deve imediatamente procurar o serviço de triagem do HPM, que possui profissionais de saúde disponíveis para atendimentos e testes 24 horas por dia em pessoas sintomáticas.

INTERIOR DO ESTADO

Nas cidades do interior, a aplicação dos testes nas sedes de batalhões e suas companhias, incorporadas com seus respectivos GPMs, será de responsabilidade do comandante da OPM, que deverá estabelecer parcerias com os membros da Saúde Pública Municipal e/ou Estadual (UBS, UPA, hospitais) a fim de apoiarem e agilizarem os testes de todos os policiais. Os comandos das Companhias Destacadas e seus respectivos GPMs devem adotar o mesmo procedimento.

O Comandante Geral da PM-PI enfatiza que fica terminantemente proibido o pagamento do kit test para COVID-19 à pessoa individual do PM, devendo o teste ser aplicado por profissional de saúde capacitado, indicado pelo comandante da OPM. Ressalta-se ainda a todos os gestores e comandantes da PM da capital e do interior que os testes só devem ser aplicados por profissionais de saúde aptos para tal finalidade, que devem inserir os resultados no link abaixo:

PLANILHA DO GOOGLE FORMS DA SESAPI – TESTE RÁPIDO PARA COVID-19 • PIAUÍ

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO TESTE COVID-19 NAS CIDADES DO INTERIOR

Os testes, que foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, só podem ser realizados por profissionais de Saúde (enfermeiros), e estes profissionais devem alimentar a planilha com os resultados. O Comandante Geral da PMPI repassa também as seguintes recomendações:

1 - Os Comandantes de OPMs deverão entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Município e solicitar o apoio para que sejam disponibilizados o local e os profissionais de saúde para realização dos referido testes, bem como a alimentação da Planilha da SESAPI;

2 - Que os testes sejam realizados com efetivos da sede e também dos GPMs;

3 - Informar ao Comando os resultados dos testes, ou seja, quantidade de pessoas testadas e quantos casos positivos foram detectados em cada OPM.