PUBLICIDADE
 
     

Por videoconferência, vereadores se reúnem com secretário de saúde de Piripiri

Imagem

Vereadores de Piripiri realizaram uma videoconferência com o secretário municipal de saúde, Almiro Mendes da Costa Neto, nessa quinta-feira (15).

Os parlamentares receberam informações relevantes, como a parceria existente entre a saúde municipal e o hospital regional. Piripiri apresentou, até o momento, 43 casos positivos para covid-19, sendo que 8 pessoas já foram curadas e 24 estão em tratamento e apoio.

O secretário informou que já participou de uma reunião com a Direção do Hospital Regional e com o Secretário Estadual de Saúde para o uso do prédio que seria a UPA como base da Maternidade de nossa cidade, ou local para abrigar casos leves de outras doenças, abrindo espaço para mais leitos para covid, como forma chegarmos próximos de 50 leitos. O uso do prédio ainda está sob análise, podendo ser maternidade ou para leitos clínicos.

Existe um grande risco de sobrecarga na saúde de Piripiri, pois somos sede do território dos cocais e atendemos mais 22 cidades. É preciso um trabalho junto ao Ministério Público e Estado para que esses 22 municípios cumpram seu papel local, ou deem suporte e apoio logístico e financeiro ao Hospital de Piripiri. Almiro disse que no perfil epidemiológico dos municípios, salvo Teresina, Piripiri é a que mais testa pessoas, tornando mais próximo do número real de positivados. Isso é muito importante. Entre testagem pública e privada, já são mais de um mil testagens.

O secretário de saúde também explicou que adotou o Protocolo que mais tem tido curas, existe disponibilidade dos medicamentos e as pessoas estão tendo reações positivas. Lembramos que é preciso diagnóstico médico e exames para fazer uso, pois assim é possível saber qual a fase a pessoa se encontra.

Almiro também disse que o medicamento foi adquirido e entregue em parte, devendo o restante chegar em breve. Também ocorrerá pagamento dos 40% de insalubridade para alguns setores da saúde, que estão na linha de frente da Pandemia e de acordo com as fontes de recursos, poderá expandir para outras profissionais de saúde. Está em análise. Há recursos em caixa para compra de insumos, sendo que este recurso já veio com rubrica específica. O município tem dois centros de apoio ao combate ao Covid-19, um na Fundação e outro no CAIC, com o objetivo de diminuir ou evitar internação no Hospital. São 2 centros de atendimento gripal. Os carros fumaceiros estão sempre ativos. Sempre existe a atenção 24h da atenção básica e da vigilância sanitária. O laboratório público de Piripiri está agindo somente para doenças infecciosas. Os demais problemas de saúde, estão em parceria com lab. particulares.

Ao final, os vereadores agradeceram ao secretário pela disponibilidade e parabenizou o trabalho que vem executando, bem como o HRCR e os servidores da saúde do município.