PUBLICIDADE
 
     

Governador decreta situação de emergência em Pedro II e mais seis cidades, por estragos das chuvas

Imagem

O governador Wellington Dias decretou situação de emergência em sete municípios do Piauí, devido às fortes chuvas que atingiram tais cidades, desencadeando diversos problemas. O decreto foi assinado na terça-feira (07) e publicado no Diário Oficial do Piauí.

De acordo com o documento assinado pelo chefe do executivo estadual, ficou declarada situação de emergência nas cidades de Joca Marques, Luzilândia, Pedro II, Porto, Caxingó, Miguel Alves e Nazária. No dia 20 de março o governador havia decretado situação de emergência em dez municípios do Piauí pela mesma razão: Piripiri, Barras, Batalha, Esperantina, Buriti dos Lopes, Brasileira, José de Freitas, Campo Maior, Lagoa Alegre e Ilha Grande.

Segundo o decreto, nesses municípios foram detectadas "dezenas de pequenas barragens destruídas, causando efeito cascata e daí cortando estradas, alagando residências, isolando regiões e destruindo plantações ribeirinhas".

Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para atuarem, sob a coordenação da Secretaria de Defesa Civil, nas ações de resposta aos prejuízos causados. Voluntários também devem ser convocados a se juntarem nesse esforço coletivo.

A medida ainda autoriza as autoridades administrativas e os agentes da Defesa Civil a adentrarem as residências para prestar socorro ou determinar a evacuação, em casos de risco de desabamento ou alagamento.

O decreto assinado pelo governador Wellington Dias entrou em vigor nesta terça (07) e valerá por 180 dias.

Decreto anterior

No dia 20 de março o governador havia decretado situação de emergência em dez municípios do Piauí pela mesma razão: Piripiri, Barras, Batalha, Esperantina, Buriti dos Lopes, Brasileira, José de Freitas, Campo Maior, Lagoa Alegre e Ilha Grande.

Fonte: GP1