PUBLICIDADE
 
     

CORONAVÍRUS: 1º caso suspeito em Lagoa de São Francisco e município cria plano de contingência

Município recebeu 78 pessoas vindas de estados considerados zonas de risco.

Imagem

A cidade de Lagoa de São Francisco está no mapa de casos suspeitos de coronavírus (COVID-19). Uma paciente com sintomas característicos segue sendo monitorada e exame poderá confirmar. Uma equipe foi montada para um plano de contingenciamento e um Disk Saúde foi criado.

Em apenas 14 dias, o município recebeu 78 pessoas vindas de estados considerados zonas de risco. Segundo a enfermeira Romeria Barros, secretária de saúde de Lagoa de São Francisco, essas pessoas estão sendo monitoradas, após receberem as orientações de segurança.

"O acompanhamento não é só quando ela chega. Todos os dias os agentes de saúde e uma equipe de outros profissionais têm essa preocupação, para saber sobre sintomas e reforçam as orientações para a questão do isolamento, sendo que cada um assinou um termo de que vai se proteger e proteger as outras pessoas", explica a secretária.

Sobre o caso suspeito, Romeria detalha que as chances de ser positivo são grandes. "Pelos sintomas, há grandes chances de confirmação. Ela paciente teve contato com pessoa que chegou de viagem, antes de ser alarmado, antes do alerta no Piauí, antes das orientações comportamentais. Ela já foi transferida para local de referência e sendo acompanhada por profissionais", revela.

Ainda conforme informações que chegaram ao Piripiri Repórter, 69 pessoas apresentaram problemas respiratórios leves. "Nem todas são do grupo que chegou de outros estados. Alguns estavam na cidade mesmo. Desses, 23 tiveram contato com viajantes", disse.

As 69 pessoas comunicaram os sintomas à secretaria de saúde através de um Disk Saúde, criado para este contingenciamento. Os números são: 9 9994.7933 | 9 8182.5219.