PUBLICIDADE
 
     

Em Piripiri, energia oscila a mais de 300 volts e aumenta risco de danos e até acidentes. VEJA O VÍDEO

Já com prejuízos, morador mediu e filmou um dos momentos da variação na tensão da rede. Já outro, acordou com o ventilador fumaçando

Imagem

Muitos já tiveram prejuízos em equipamentos, como geladeiras, TV's, motores de portão, lâmpadas e vários outros, sem falar de apagões. O serviço da empresa Equatorial está sofrendo bastante críticas, principalmente quando ocorrem episódios absurdos, como cortes e cobranças injustas. Muitos defendiam a privatização do fornecimento de energia, mas esses não aparecem mais.

No bairro Prado, um morador, o qual não vamos revelar seu nome, contou que estava dormindo e acordou com o forte cheiro de plástico queimado e percebeu o ventilador já fumaçando, podendo iniciar um incêndio, que poderia se espalhar em outros materiais de fácil combustão e ter consequências graves.

No Parque Recreio, o morador, que também contactou o Piripiri Repórter, Ezequiel percebeu o ventilador fazendo um barulho estranho e luzes do poste piscando. Com um multímetro, ele mediu nível da tensão elétrica. Chegou a 301 volts! Ele já teve vários equipamentos danificados, em outras ocasiões. A variação, em menor grau, mas fora do limite recomendado, ocorre várias vezes ao dia. Ele segue monitorando. Mas quais os valores considerados normais, para a residência dele, que é monofásica, a mesma da grande maioria dos consumidores?

Segundo o próprio talão:
Tensão normal: 220
Limite inferior: 201
Limite superior: 231

Veja o vídeo abaixo: