PUBLICIDADE
 
     

SUS terá novo modelo de financiamento e prefeita Carmen Gean afirma que Brasileira já está preparada

Repasse de recursos aos municípios vai considerar o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e ainda o desempenho das unidades

Imagem

A prefeita de Brasileira, Carmen Gean, participou da CIR - Cocais, que tratou sobre as mudanças de financiamento da saúde nos municípios, na atenção primária. O novo modelo faz com que o repasse de recursos do SUS aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades, tudo devidamente registrado e retroalimentado. A medida passará a ser obrigatória após quatro meses de adaptação, o prazo dado. A nova proposta foi aprovada no dia 31 de outubro, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite.

A reunião foi realizada em Piripiri e contou com alguns prefeitos e secretários de saúde da região. Carmen Gean, no uso da palavra, ressaltou as dificuldades de assumir o município em plena mudança do financiamento da saúde, porém disse que sua equipe está pronta e adiantou que vai cumprir compromissos, como o plano de cargos e salários, mesmo com orientações técnicas a respeito do momento delicado.

"Tenho certeza que Brasileira está preparada para implantar essa nova política de financiamento da saúde. Temos técnicos extremamente preparados", disse.

A prefeita agradeceu o convite e ressaltou a importância de encontros como esse, reafirmando o compromisso de continuar o que tem feito.

Carmen Gean ainda falou da necessidade de participação de reuniões com secretários, organizações, associações, classe profissional, comunidade, conselhos, em todas as áreas.

"Apenas com conhecimento e participação, há o empoderamento para desenvolver estratégias e melhorar a qualidade da saúde da população da minha cidade", finalizou a prefeita.









A nova proposta foi aprovada no dia 31 de outubro, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que reúne além da Pasta, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).