PUBLICIDADE
 
     

Inteligência Artificial: a tecnologia que pode mudar o poker

Imagem

Você gosta de jogar poker ao vivo com seus amigos ou prefere jogar poker online? Não importa quando, nem onde, nem com quem. O fato é que o poker é um dos jogos mais populares e apreciados no mundo inteiro, seja pelas habilidades estratégicas aprendidas ou pela chance de ganhar muito dinheiro com ele. Jogando na modalidade online, você não precisa sair de casa, basta acessar um computador ou dispositivo móvel para jogar com pessoas do mundo todo, a qualquer hora do dia ou da noite!

Mas você já se imaginou jogando com uma IA (Inteligência Artificial)?
O poker de 888exige uma habilidade que sempre pareceu singularmente humana: a capacidade de ser desonesto. Para ganhar, os jogadores devem analisar como seus oponentes estão jogando e depois convencê-los a entregar suas fichas. Tal astúcia, é claro, existe muito naturalmente entre as pessoas. Agora, um programa de IA mostrou-se, pela primeira vez, capaz de superar toda uma mesa de profissionais de poker usando habilidades semelhantes.

Uma equipe da Universidade Carnegie Mellon (CMU) e do Facebook usou uma combinação de técnicas de IA para superar e blefar com jogadores humanos em um jogo de Texas Hold'em sem limite de seis jogadores. Cada um dos humanos envolvidos já havia ganho mais de um milhão de dólares nas mesas de poker - incluindo Darren Elias, dono do maior recorde de títulos do World Poker Tour, e Chris "Jesus" Ferguson, vencedor de seis campeonatos da World Series of Poker.

A nova IA, Pluribus, jogou 5.000 mãos contra os jogadores de poker e venceu consistentemente mais do que seus adversários. Numa outra rodada envolvendo 13 jogadores e 10.000 mãos, o Bot novamente se tornou vitorioso. A IA Pluribus dominou certas estratégias de forma surpreendente e também blefou como um profissional experiente.

O algoritmo foi tão perfeito que os pesquisadores resolveram não tornar público seu código por temer que ele pudesse ser utilizado para prejudicar e muito, as grandes empresas de poker online. "Pode ser muito perigoso para a comunidade do poker", diz Noam Brown, pesquisador e ex-aluno da Carnegie Mellon University que ajudou a criar o algoritmo.

Jason Les, um dos profissionais do poker no jogo, diz que se saiu muito bem contra a IA, mas teve "basicamente sorte" e que o jogador de IA o ensinou alguns truques. "Algumas das coisas que eu vi na IA me abriram a mente sobre como jogar potes 'multi-player', diz ele.

Alguns jogos como xadrez e Go se tornaram uma linha padrão para verificar como progride uma IA (mesmo que cada jogo envolva apenas um aspecto limitado e estreito do que implica a inteligência humana). Mas os jogos que a IA conquistou até agora envolviam basicamente apenas dois jogadores, e a maioria jogada de tal maneira que os movimentos de um oponente foram claros de se ver. As formas mais populares de poker, ao contrário, envolvem uma mesa com várias pessoas jogando e muitas cartas ocultas.

Tuomas Sandholm e Noam Brown desenvolveram em 2017 um programa de IA capaz de jogar poker contra apenas uma pessoa. Mas o grande desafio estava em criar um programa capaz de vencer vários jogadores ao mesmo tempo, algo muito mais complicado e talvez, impossível. Diferente da versão para dois jogadores no jogo, não estava claro que a versão para vários jogadores teria uma única estratégia ideal (conhecida como " equilíbrio de Nash").

Então, eles desenvolveram uma técnica mais eficiente para explorar as possíveis permutações que acompanham cada carta recém-distribuída. Como não é possível considerar todas as mãos ou todas as estratégias possíveis de cada jogador, a nova técnica reduz a pesquisa a um subconjunto gerenciável.
Surpreendentemente, enquanto os algoritmos anteriores precisavam de um supercomputador, o Pluribus roda em um único servidor. "Com seis jogadores, é muito mais complicado que você não possa pesquisar até o final do jogo", diz Brown.

Essa conquista é um marco importante e fundamental para a inteligência artificial. Um software de computador deve usar muito mais do que apenas computação primitiva para prevalecer no poker. Também precisa ser capaz de seguir os princípios básicos da teoria dos jogos.

Se isso parece injusto, é assim que a IA funciona. Não é apenas que a IA abranja muitas tecnologias. Os seres humanos também costumam se misturar, melhorando, executando ou aumentando ativamente a IA. É uma proposta poderosa e bastante perturbadora: uma máquina que pode enganar um humano.

Em 2014, Stephen Hawking e outros alertaram que a IA poderia ser nossa maior conquista - ou a última. Portanto, acreditando ou não que a IA pode se tornar malévola, pensando no projeto ético agora, precisamos aumentar nossa compreensão da tecnologia, para maximizar seus benefícios e reconhecer os riscos.