PUBLICIDADE
 
     

DER faz sondagens na parede do Caldeirão para laudo de segurança para execução de obra

O propósito é de obter índices de resistência dos primeiro metros de profundidade, pois receberá o maquinário, ocorrendo vibração do rolo compressor

Imagem

O DER (Departamento de Estradas e Rodagens) do estado do Piauí está realizando uma avaliação técnica preventiva da parede do açude Caldeirão, em Piripiri. Uma nova pavimentação asfáltica havia sido anunciada após grande polêmica.

Matias Sales, gerente de construção do DER, explicou que o DNOCS é responsável pelo açude e barragem, porém seu departamento tem e responsabilidade da rodovia, que passa sobre a parede.

"Não é nossa a responsabilidade do gerenciamento da parede e açude, é nossa a responsabilidade da estrada e assim vamos fazer para que tenha uma drenagem adequada, para que a água seja guiada de forma segura até ponto de deságua, através do sistema", disse.

COMO E PARA QUE ESSA AÇÃO ANTES DA OBRA?

O gerente explicou ao site PiripiriReporter.com, que está sendo feita uma sondagem spt, com o propósito de obter índices de resistência na penetração do solo, ou seja, para haver segurança na execução da obra, para se ter uma noção de como a parede se comporta ao receber o maquinário e vibração do rolo compressor.

Matias explicou que essa sondagem deve alcançar três metros e deve durar seis dias, para emissão do laudo.

"Deve durar seis dias essa sondagem. Teremos um laudo dessa parte da parede e depois uma empresa fará a remoção da pavimentação asfaltita existente e fará o melhoramento da pavimentação asfáltica, uma nova camada com estrutura adequada com sistema de drenagem, evitando infiltração", detalhou.