PUBLICIDADE
 
     

CALDEIRÃO: Debate sobre uso de agrotóxicos revela contaminação do açude

Com base em estudos e dados, Rede Ambiental do Piauí-REAPI e outras entidades fazem o alerta

Imagem

O combate ao uso abusivo de agrotóxicos e os impactos que eles causam aos humanos, flora e fauna na Região Norte do Piauí foi discutido em audiência pública realizada em Piripiri, no último dia 13 de novembro, na Câmara Municipal, atendendo solicitação da Rede Ambiental do Piauí-REAPI. O evento contou com a presença de diretores do STR, vereadores Totonho Soares e Nayla Barbosa, além de representantes do ICMBIO, OAB e outras entidades.

Nas discussões, foi revelado o quanto a população da região está vulnerável à intoxicação pelos mais variados produtos químicos à disposição dos agricultores em qualquer comércio pequeno de todas as cidades.

Conforme informações colocadas no encontro, o caso do Açude Caldeirão é alarmante, pois já existem estudos e dados suficientes que revelaram a contaminação do açude, o que é assustador. A organização do evento também ressaltou a falta de ação e de informação sobre os perigos que correm a população, não ocorrendo fiscalização, controle, segurança e atuação dos órgãos governamentais de todas as esferas.

Diante do quadro, foi deliberado pelas 27 entidades representativas que será dado continuidade ao trabalho de combate ao uso abusivo de agrotóxicos nas mais diversas formas de atuação, inclusive pressionando parlamentares a elaborarem leis que garantam mais segurança aos usuários e ao meio ambiente.