PUBLICIDADE
 
     

Astronauta da Nasa é acusada de ter cometido o primeiro crime no espaço

A bordo da estação espacial internacional, Anne McClain teria acessado a conta bancária da esposa sem permissão enquanto vivia um divórcio conturbado.

Imagem

Nada de espaçonaves piratas ou cowboys durões tocando o terror pela galáxia. Esqueça o velho clichê do fora da lei espacial que filmes e séries de ficção científica cristalizaram em nossas mentes. Tudo indica que temos o primeiro crime cometido fora da Terra, e ele está longe de ser fruto de algum vilão. Não é nada do nível de um homicídio ou de um roubo. Foi um crime de natureza passional, burocrática. Mas mesmo assim um crime – se comprovado, é claro.

Tão inusitado quanto a própria história criminal é quem assina sua autoria. Anne McClain é militar condecorada e astronauta respeitada na Nasa. Antes de entrar para a agência, em 2013, já era tenente-coronel do exército dos Estados Unidos, tendo pilotado helicópteros de combate por mais de 800 horas na Guerra do Iraque. Na Nasa, ela é (ou era?) cotada para se tornar a primeira mulher a pisar na Lua em 2024.

Mas sua imagem construída em cima de uma carreira exemplar foi ofuscada por uma polêmica envolvendo a esposa, Summer Worden, que trabalhava para o serviço de inteligência da Força Aérea dos EUA. Conforme relatou o New York Times, as duas passaram boa parte do último ano em um processo conturbado de divórcio. A principal causa dos conflitos é um garoto de 4 anos, filho de Worden, que tinha um ano quando elas se conheceram.

Após se casarem, em 2014, McClain insistiu para adotar a criança. A mãe biológica resistiu, mas cedeu. No início de 2018, com o casamento já desgastado, a astronauta foi até um juiz pedir a guarda compartilhada do menino e a prioridade na escolha do lar, caso as partes não chegassem a um acordo no divórcio. Alegou que Worden tinha comportamento explosivo e não lidava bem com as finanças, por isso queria validar o vínculo parental na justiça.

A situação piorou quando, por volta da mesma época, ela postou em seu Twitter fotos com seu traje de astronauta ao lado do garoto. Worden ficou ainda mais ressentida: não queria que ela se passasse por mãe de seu filho em público. Meses depois, entrou com pedido de divórcio e, em outubro de 2018, McClain partiu para a estação espacial internacional (ISS).

Fonte: Abril - Super Interessante