PUBLICIDADE
 
     

Após bloqueio de 500 DAPs em Piripiri, STR faz mutirão com agricultores para regularização

DAP é um dos documentos usados como porta de entrada para diversas políticas públicas de melhoria de agricultores familiares

Imagem

A diretoria do STR de piripiri, através da secretaria de Políticas Agrária Agrícola e Meio Ambiente, coordenada por Denílson santos, está procurando solucionar a situação de 500 DAPs (Documento de Aptidão ao Pronaf) de Piripiri que foram suspensas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Segundo Denílson, todos os agricultores familiares da relação de suspensos foram convocados. "Estamos fazendo reuniões para tirar as pendências", explica, afirmando que com essas ações dos diretores do STR estão com expectativa de resultados positivos.

Já foram enviadas para Brasília 136 DAPs, solicitando desbloqueios. A declaração de aptidão é uma chave importante de acesso de agricultores e cooperativas para a busca de recursos e melhora de condições de vida, como linhas de crédito, auxílios, aposentadoria. "É um dos documentos usamos como porta de entrada para políticas públicas, benefícios e aquisição de animais, construção de cisternas e outras de melhoria de vida dos agricultores", explica Denílson.

Em todo o país o governo suspendeu 126 mil DAPs. Dessas, 280 jurídicas, de cooperativas.