PUBLICIDADE
 
     

STR e IBGE fazem acompanhamento da Safra 2019 em encontro com agricultores em Piripiri

Produção agrícola sofreu influência das fortes chuvas, sendo fator positivo para certas culturas, mas prejudicando outras

Imagem

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri e o IBGE realizaram, nesta terça-feira (16), encontro com agricultores para acompanhamento da Safra 2019. Produção agrícola sofreu influência das fortes chuvas, sendo fator positivo para certas culturas e prejudicando outras.

Estiveram presentes o secretário de políticas agrícolas, agrárias e meio ambiente do STR, Denílson Santos, a presidente STR, Rita Vieira, o coordenador do polo da FETAG, Totonho Soares, agricultores de diferentes regiões do município e o representante efetivo do IBGE, José Marques Lages Júnior, que conduziu e reunião.

Segundo José Marques, essa foi a terceira reunião do ano para o levantamento levantamento sistemático da produção agrícola. "Nesta quarta reunião, observa-se a colheira efetiva, que ainda está ocorrendo. Estamos verificando as perdas, para, se necessário, elaborarmos um laudo atestando as perdas, segundo a série histórica. O Seguro Safra, de houver a necessidade, depende desse documento", explica.

A INFLUÊNCIA DAS FORTES CHUVAS

Conforma o que apurou-se nessa reunião, houve uma grande perca no feijão, cerca de 50%. Já o arroz foi beneficiado pelas fortes chuvas, a única cultura que teve aumento no rendimento. A mandioca também foi prejudicada, principalmente onde plantaram em áreas baixas. As fortes chuvas também não ajudaram no milho.