PUBLICIDADE
 
     

Bairros teriam que ser evacuados, caso seja iminente o risco de rompimento da parede do Caldeirão

Site UOL, mesmo sem apresentar novo laudo, afirma que está a ponto de acontecer. Defesa Civil do Município e do Estado ainda não se manifestaram

Imagem

O site UOL, mesmo sem apresentar novo laudo, divulgou a reportagem afirmando que o risco é iminente de rompimento da parede do Açude Caldeirão, ou seja, que ameaça se concretizar e que está a ponto de acontecer. Alguns questionam essa forte e grave afirmacão. Caso alguma autoridade municipal acredite, de verdade, nessa iminência deve tomar atitudes urgentes no que se refere à evacuação de moradores, solicitando, inclusive apoio de outras esferas. As informações devem ser usadas para agir em prol da população e não para palanque.

Caso esteja, realmente, nesse nível de gravidade e possibilidade de rompimento, alguns bairros de Piripiri já teriam que ser evacuados. Nem a defesa civil da prefeitura do município e nem a do estado se manifestaram ainda sobre essas medidas. Mesmo com esse temor alimentado por dezenas de anos na cidade, não há estudo sobre bairros que, caso ocorra, sejam atingidos.

Em nota, nesta terça-feira (19), o DNOCS disse que já encaminhou ao DER que faça os reparos necessários no asfalto, com drenagem.

Também em nota, o DER, do estado, diz que uma empresa já foi contratada e inicia a execução da reforma do asfalto e que, caso seja algum problema na área abaixo da parede, com efeito de força das águas, as providências são do Governo Federal, por meio do DNOCS.

O Ministério Público, em entrevista cedida à TV Clube disse que as cobranças pelas medidas imediatas é uma forma de prevenção de vidas. "Estamos prevenindo vidas. O Ministério Público trabalha nesse sentido. Se não houver a drenagem, há o risco de rompimento", disse.

ATUALIZANDO:

DNOCS descarta mais uma vez risco de rompimento da parede do açude Caldeirão
Em nota técnica, engenheiro diz ter visitado o local nessa segunda e que não há anomalias na parede do açude Caldeirão