PUBLICIDADE
 
     

Chegou em Piripiri: ECO Lavagem, Higienização de Estofados e Estética Automotiva, com atendimento em domicílio

Contato: 89 9 9906-6690! Higienização, vitrificação impermeabilização de estofados, restauração de faróis e muito mais!

Imagem

Em Piripiri já tem a ECO Lavagem e Higienização! Lavagem e higienização em Estofados, Tapetes, Poltronas, Bebê Conforto e Colchões. Hidratação em Couro, Vitrificação de pintura, plásticos, faróis, vidros e couro. Restauração de faróis e impermeabilização de estofados.

Atendimento em domicílio! 89 9 9906-6690!




A ideia de detalhar um veículo é utilizar de procedimentos estéticos para devolver ao carro os parâmetros de fábrica, ou melhorar os parâmetros de fábrica (show car) e mantê-lo dessa forma sem prejudicar o trabalho realizado.

Entendendo o Detailing

Existem muitas vertentes de origem do detailing, as mais significativas foram nos EUA e Inglaterra, ao surgirem concursos de embelezamento de carros (Concours d’Elegance). Nesses países, os proprietários e fabricantes buscavam um resultado perfeito, trazendo à um carro usado a vivacidade e aparência de novos, ou até mesmo superando a aparência original. Desde a sua criação, o Concours d’Elegance – quem em tradução livre significa “desfile de elegância” – se refere a um tipo muito especial de comportamento e de se apresentarem carros (Salão do Automóvel).

Na década de 1920, o primeiro Concours d’Elegance foi encenado como um esforço de marketing elegante na França. Os construtores de automóveis personalizados e estilistas de moda de Paris estavam fazendo produtos de luxo, de design inovador, e queriam uma maneira nova e diferente para atingir os seus mercados. Em um esforço para criar uma única forma de chegar ao mercado, foi desenvolvida a ideia de uma grande exposição que combinava automóveis e moda.

Moda, modelos vestidas com as últimas criações de Paris, conduziriam automóveis novos até um palanque. Os automóveis viriam a ser carros de luxo com o trabalho técnico personalizado. As modelos saíam dos carros e desfilavam para a multidão. Os carros e moda foram julgados e prêmios conferidos. Os prêmios foram baseados em design, beleza e estilo.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o Concours d’Elegance era popular, e se tornou um modelo de premiére em eventos sociais. O objetivo subjacente para os fabricantes era de chegar ao mercado por esses belos produtos de design. O Concours d’Elegance tornou-se o método mais elegante de vender produtos. Também foi concebido não apenas como um show de carro, mas também como uma extravagância total de estilo.

O Concours d’Elegance desapareceu do mercado europeu durante a crise gerada pela Segunda Guerra Mundial. Ele ressurgiu na década de 1950 em Pebble Beach o mais famoso concurso, com edições anuais até hoje.

Pebble Beach Concours

A partir de então, a indústria de estética automotiva ganhava influência e se expandiu largamente. Desta vertente surgiu o conceito base do Detail: recuperar e condicionar diversos componentes de um carro, melhorando de forma considerável a sua aparência.

Neste processo o detailer (profissional capacitado) deve unir seu conhecimento e experiências para agir em cada caso, aliando corretamente equipamentos, técnicas, e química aplicável (produtos relacionados à Car Detailing). Com as combinações certas o resultado é sempre muito satisfatório, levando o Detailer a sempre testar novas combinações e técnicas.

Junto com este conceito desenvolveu-se um mercado exclusivo, com produtos e técnicas especificas para cada parte do processo de detalhamento. Essas técnicas se tornaram mais difundidas e discutidas com a expansão da comunicação com a criação de fóruns de discussão, comunidades e blogs que deram uma roupagem profissional para todo este conteúdo. A partir dai começava a surgir produtos específicos e os primeiros centros de cuidados automotivos chegando aos dias de hoje, com os modernos e equipados estúdios de detailing.

Um dos primeiro Lava-rápidos automáticos, possuía um tanque de água para limpar a parte inferior dos carros, sujos de lama e outros dejetos…

Atuais estúdios de detailing

No ponto de vista dos profissionais o detail trata-se de uma arte, um tratamento de excelência para automóveis, o qual vai de uma minuciosa limpeza até a correção da pintura para remover qualquer defeito. No geral o termo detail na América do Sul, é o processo de limpeza e condicionamento completo e minucioso incluindo todas as partes externas e internas possíveis de serem tratadas, a fim de manter o veículo sempre em seu melhor estado.
O detalhamento ajuda a conservar o valor original de um carro e também pode adicionar uma quantidade considerável do valor em veículos mais velhos e negligenciados, que nunca tenham passado por esse nível de cuidado. O perfeccionismo e a atenção prestada aos detalhes é algo realmente impressionante, envolve a paixão do profissional e sua vontade em fazer o melhor possível. É nessa hora que se diferenciam os trabalhos e os profissionais.

Se o propósito é fazer um trabalho de produção, é muito provável que o objetivo não seja a perfeição e sim a produtividade, repercutindo no acabamento final. Fica evidente que uma concessionária não dedicará atenção exclusiva e respeitando o processo como deve ser feito, pois neste caso que esta em jogo é a produtividade. O funcionário cumpre metas e o cliente geralmente não conhece outros recursos mais específicos para que seu carro seja cuidado como se deve.

Quando se trata de um detalhamento, o valor está no resultado que se pode atingir, ou seja o profissional empregar o máximo de sua paixão e conhecimentos a fim de fazer com que seu cliente seja surpreendido ao buscar seu carro. Neste caso não se está buscando produtividade e sim qualidade. O artesão não faz por dinheiro, e sim por paixão.

Neste ponto cabe ao profissional definir o que irá fazer, um detailer carrega consigo a vontade e a dedicação de fazer sempre o melhor e buscar cada vez mais o conhecimento sobre aquilo que faz. Não quero dizer que não existam bons polidores, porém o foco e o método de trabalho muitas vezes são diferentes.
Também há que se diferenciar um trabalho com finalidade puramente estética de um trabalho realizado em funilarias, por exemplo. Neste caso, não se está buscando a beleza e a perfeição em um polimento de pintura, e sim dar acabamento ao trabalho de reparação.

Talvez o passo mais importante em um detalhamento, é o de avaliar o trabalho necessário, pois ao contrário do que acontece nos trabalhos comuns, não se pode cometer o erro de pensar que existe uma seqüência definida para tudo. Ou seja, em um veículo menos danificado não podemos usar produtos tão agressivos quanto usaríamos em um veículo bastante danificado.

A indústria de tintas e vernizes esta em constante evolução, e não podemos pensar que um mesmo processo e os mesmos produtos surtirão efeitos satisfatórios em uma infinidade de vernizes e tintas diferentes. Apenas com conhecimento e experiência se consegue dosar o material disponível para cada caso diferente. Isso diferencia o Detailing de qualquer outro serviço automotivo tornando este tipo de trabalho uma verdadeira arte.
Portanto, ao contrário do que se vende com o marketing apelativo e milagroso, é possível se trabalhar com ética e transparência com o cliente. Existe muita pesquisa envolvida no que muitos pensam ser um simples polimento de pintura.

Há um mercado complexo e em constante desenvolvimento permeando tudo a respeito de cuidados automotivos. O Brasil tem muito a crescer no detailing, mas já desponta com grandes profissionais e grandes marcas de produtos que não param de evoluir, blogs, fóruns e sites especializados. Em breve ouviremos falar muito sobre detailing.
h1>