PUBLICIDADE
 
     

Armazém Carnaubal participa de reunião da Conab sobre o custo de produção de pó cerífero de carnaúba

Imagem

Nesta semana, o município de Piripiri recebeu técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que apuraram o pacote tecnológico usado para levantar o custo de produção de pó cerífero de carnaúba da agricultura familiar no estado. O encontro ocorreu no dia 28 de novembro, no auditório do Sebrae e reuniu os agentes que compõe a cadeia produtiva do pó
cerífero de carnaúba, como o empresário Catarino Barbosa, do Armazém Carnaubal, representantes do STR, BNB e Foncepi.


Durante a reunião foram avaliados dados como mão de obra e insumos utilizados durante a colheita do produto. Entre os participantes estiveram produtores, representantes dos trabalhadores, instituição financeira, representantes de comercialização de insumos e técnicos de outras instituições públicas ligados ao cultivo do pó cerífero de carnaúba. O objetivo foi definir as atividades e equipamentos mais praticados pelos produtores.

Os custos de produção, elaborados pela Conab, oferecem informações substanciais para a definição de políticas públicas, entre elas Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), que apóia os setores que integram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e tem como um dos objetivos garantir a sustentação de preços para a agricultura familiar.

Além disso, foram apresentadas aos participantes da reunião a missão e as diversas ações da Companhia, como Políticas Agrícolas de Abastecimento (Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM, Aquisição do Governo Federal – AGF, Prêmio de Equalização –PEPRO e PEP), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Vendas em Balcão, Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (PROHORT), Unidades Armazenadoras, Doação de Cestas Alimentícias, entre outros.