PUBLICIDADE
 
     

Maternidade de Piripiri deve receber selo 'Hospital Amigo da Criança'

Imagem

A Maternidade João Bandeira Monte, do Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, recebeu uma comissão avaliadora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a fim de avaliar o trabalho da maternidade conforme as normas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), objetivando contemplar a casa com o selo de “Hospital Amigo da Criança”.

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Para diretora-geral do hospital, Nádia Costa, o selo é um demonstrativo de que os esforços para melhorar a qualidade no atendimento e acolhimento estão funcionando. "Somos referência em parto humanizado no Piauí e isso nos orgulha muito. Temos uma política que prima por uma excelente hospitalidade e uma acolhida confortável e segura para nossos pacientes. Este reconhecimento pelo Ministério da Saúde vem ratificar que estamos no caminho certo", ressalta Nádia.