PUBLICIDADE
 
     

Povoado de Piripiri produz 500 mil quilos de melancia por ano

Assentamento Cachoeira é exemplo de união e organização entre as famílias

Imagem

Diferente de outros povoados de Piripiri, que também têm os seus diferenciais, o Assentamento Cachoeira chama atenção pela grande produção de melancia, chegando a comercializar para a região 500 mil quilos por ano, através da organização e união de famílias.
São 15 famílias que fazem parte de uma associação que tem como presidente, empossado nesse domingo (15), o agricultor Gonçalo Keller. Estiveram na posse o agricultor, vereador, presidente do Território dos Cocais e coord. do Polo da Fetag Antônio Soares "Totonho" e a presidente do STR, Eunice Barros, a secretária de jovens do STR, Emanuela Pereira, além de representantes da COOAFRUT, como a agricultora dona Remédios.


Totonho destaca que, apesar da terra não ser boa, eles produzem o ano todo, não só a melancia, mas mandioca, milho, feijão, abóbora e maxixe. "Usam para adubar o bagaço da palha da carnaúba. Quando não tem chuva, aguam manualmente, cova por cova. Tudo isso, sem assistência técnica. Tudo é conhecimento prático e tradicional. Esse sistema de organização e união é exemplo. Saber se relacionar com as entidades, seja STR, cooperativa e outras também é fundamental", observa Totonho.

A associação dos agricultores familiares do assentamento Cachoeira vende para vários municípios do Piauí e até de estados vizinhos, através do Programa de Aquisição de Alimento, PNAE, em feiras e comércios de revenda.