PUBLICIDADE
 
     

Agricultora de Pedro II faz intercâmbio na América Central

Imagem

Antônia Maria, agricultora e educadora popular da Comunidade Cipó, Pedro II-PI, participou de um intercâmbio de 22 à 28 de Abril, articulado pela ASA Brasil (Articulação Semiárido Brasileiro) e apoiado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que aconteceu em El Salvador e Guatemala, e teve como objetivo a troca de experiências entre agricultores(as) do semiárido brasileiro e agricultores(as) do Corredor Seco (América Central) que são regiões de aspectos bem similares.

A Agricultora foi a única representante do Piauí. Indicada pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA), Antônia também é educadora no projeto Centro de Convivência de Agroecologia (CCA) que ensina crianças Educação Ambiental, Segurança Alimentar, Produção Sem Agrotóxicos e Vivência em Comunidade.

"Foi uma experiência única, coisa que nunca vivi antes; é uma experiência que irei levar e repassar para outras comunidades e a quem visitar a minha (Cipó). O que me chamou mais atenção foi a organização dos agricultores do Corredor Seco, sendo essa a forma que encontraram para conviver com a seca. E nas escolas rurais eles aplicam a educação contextualizada e tudo isso é bem semelhante ao semiárido brasileiro. No quesito água, eles sofrem com a escassez, mas também usam tecnologias para captação de água da chuva, que são reservatórios de fibra de 5 mil litros e barreiros; eles já chegaram a usar cisternas de cimento, mas ficou inviável pois é uma região de frequentes terremotos. Eles também praticam a agricultura consorciada ao artesanato, assim fortalecem a rendam familiar e a economia solidária", disse ela.

Fonte: Kolping Piaui