PUBLICIDADE
 
     

Ciência e experiência garantem 500 mil peixes por mês na Piscicultura Adhemar Braga, em Piripiri

Há cerca de 10 meses, a unidade está sob a coordenação de Chicão Leonardo, do Caldeirão

Imagem

A Estação de Piscicultura Adhemar Braga, na região do Caldeirão, em Piripiri, atualmente, produz entre 500 mil a 600 mil peixes por mês, abastecendo dezenas de cidades do Piauí e parte do Maranhão e Ceará, através comercialização e também de doação para açudes, atendendo solicitações de prefeituras, associações e sindicatos.

Acompanhado do coordenador, o ex-vereador e servidor federal Chicão Leonardo, e do técnico e biólogo Erivelton César, conhecemos as técnicas utilizadas para manter o controle da produção, através de dezenas de anos de experiência de servidores associado ao uso de métodos científicos cuidadosamente executados para a reprodução à saída do alevino, principalmente no caso dos tambaquis, fêmea e macho. que recebem hormônios para produção e liberação dos óvulos e do sêmen. Na imagens abaixo, parte das etapas de desova, fecundação e encubação.



No caso da tilápia, de maior escala de produção, é promovido o acasalamento entre os alevinos em um dos tanques, depois de serem preparados. Para que não haja produção além do que os tanques acomodam, as larvas de tilápia são submetidas à conversão sexual, ou seja, uso de hormônios para tenham um maior número de machos.

A estação produz tilápia, tambaqui, carpa, pacu, pirarucu, curimatá e pirapitinga. A unidade federal é a única que se mantém no piauí. Ela foi inaugurada em 1976 e sua produção máxima em um mês foi de 1,3 milhão de alevinos.













VÍDEOS: