PUBLICIDADE
 
     

COOAFRUT é beneficiada com Programa de Geração de Emprego e Renda, o PROGERE II

Famílias da agricultura familiar receberão incentivo para aperfeiçoamento da produção e ampliação da comercialização

Imagem

A Cooperativa Frutos da Terra (COOAFRUT) foi beneficiada com o PROGERE II (Programa de Geração de Emprego e Renda), um programa de geração de renda em meio rural, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, com financiamento do Banco Mundial (BIRD), para implantação de quintais produtivos, incentivando a produção frutas e legumes, com aquisição equipamentos, mudas, sementes, barracas, equipamentos de irrigação, assistência técnica e o próprio fortalecimento de comercialização da cooperativa.

Nessa quarta-feira (11), foi realizada uma preparatória para execução do projeto. É um investimento de aproximadamente R$ 213 mil, beneficiando 22 famílias diretamente, além de várias outras indiretamente. As orientações foram feitas por Sandro Gusmão, consultor do PROGERE do Território dos Cocais pela SDR, e Francisco Hélito, assessor territorial da SEPLAN.

O projeto da cooperativa conta com o apoio do Sindicato dos (as) Trabalhadores Rurais de Piripiri (STR), Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) e Coordenação do Território dos Cocais e vereador Antônio Soares "Totonho".

O presidente da cooperativa, Raimundo Bila, diz que "esse projeto traz oportunidade às famílias da agricultura familiar uma metodologia melhor para o preparo do solo, respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento da produção, ocorrendo o fortalecimento da agricultura familiar".

Totonho explica que a cooperativa ter conseguido a aprovação e vinda do projeto é uma grande vitória.

"Faço uma avaliação do que estamos vivendo hoje. É muito difícil a liberação de um projeto desse. Isso mostra a organização dos trabalhadores e Governo estadual, mesmo com muitos fatores contra. São muitas forças também a favor, associações e assentamento, e, graças a Deus, hoje, estou vereador, coordenador polo da Fetag, vereador e coordenador do território e toda ajuda é importante para a agricultura familiar", disse.