PUBLICIDADE
 
     

PROMOÇÃO: Ensaio gestante com direito a cabelo, make e looks por conta de PH Fotografia

WhatsApp: 86 9 9927-2903

Imagem


Recentemente um seguidor nos pediu dicas sobre fotografia de gestante. Começamos a anotar algumas ideias e então decidimos colocar tudo aqui.

As fotografias de gestante são um dos nossos temas favoritos, ainda mais agora que estamos grávidos. Ao longo dos anos, vimos todo tipo de fotografia de gestante e aprendemos muito sobre “o que não fazer” em uma sessão, mas saiba que um ensaio de gestante pode ser muito bonito.

É um momento único na vida da família que envolve muita mudança e muita emoção… e tudo isso deve ser documentado. Também é um momento maravilhoso para conhecer os pais antes da sessão de fotos do futuro recém-nascido.

1. POSES
Fotografar uma gestante é uma experiência sublime e deve estar no topo da sua lista de objetivos como fotógrafo. Existem todos os tipos de pose, o que significa que há inúmeras maneiras de se fotografar uma gestante. Selecionamos aqui algumas poses dos nossos últimos ensaio.


2. MÃOS NA BARRIGA
É muito natural que a gestante queira tocar e segurar sua barriga, isso realmente chama a atenção para a barriga e é uma ótima forma da gestante ter um lugar para colocar suas mãos. Mas não fique apenas na pose da gestante com as mãos na barriga, teste a posição das mãos o máximo possível. Experimente as mãos nos quadris, nos bolsos, segurando flores ou até mesmo tocando seu cabelo.




3. FOTOGRAFE DO ALTO
Seja criativo! Fotografe a gestante do alto de um banco ou de cima de um muro, por exemplo. Fotografar do alto é um ótimo recurso para valorizar a gestante e para mostrar uma barriga maior. Fotografar do alto pode “emagrecer” a gestante (exceto a barriga) que pode ter engordado um pouco durante a gravidez. Ela vai ficar feliz por isso!






4. MANTENHA A NATURALIDADE NAS POSES
Quando a gestante olhar para baixo, para a sua barriga, observe se ela não está fazendo uma pose forçada criando um queixo duplo. Não se esqueça de fazer um close dos olhos e do sorriso, todo mundo ama uma fotografia clássica assim. Varie a intensidade do sorriso, o pai pode ser um ótimo aliado do fotógrafo, fazendo piadas, dançando, conversando e fazendo a grávida sorrir intensamente.






5. FAÇA CLOSES
Uma dica divertida para fotografar casais é “espremer todo o ar” existente entre eles. Peça que se abracem forte e que se toquem o máximo possível (hummm, mas peça que mantenham um contato apropriado, risos!). Faça cliques de corpo inteiro, meio corpo e closes dos dois juntos… mesmo sem mostrar a barriga. Carregar a gestante no colo pode funcionar bem na sessão e se a barriga ficar na frente, fará com que eles (e você!) sorriam bastante.




6. FOTOGRAFE A GRÁVIDA DE PERFIL
Valorize a barriga da grávida. Isso pode depender do que ela está vestindo, mas tente sempre mostrar as curvas da barriga. Fotografar a gestante de perfil é, obviamente, a pose mais comum para uma sessão de fotografias de gestante, mas ela não precisa estar completamente virada para o lado, ângulos de 45°podem funcionar muito bem também.


7. PREZE POR POSES MAIS RELAXADAS
Quando a gestante estiver em pé, peça para ela dobrar um pouco o joelho ou para movimentar o quadril de um lado para o outro, evite que ela permaneça em uma pose estática e sem movimento.


8. COMPOSIÇÃO
Uma das coisas que mais amamos na fotografia de gestante, são as possibilidades criativas que ela oferece. Uma sessão fotográfica com uma gestante, é um ótimo momento para testar todas as possibilidades de composição, cor, ângulo, enquadramento. É, sem dúvidas, uma experiência fotográfica riquíssima. Ainda mais se você estiver dirigindo apenas dois adultos, diferente de quando fotografamos crianças e bebês que somos forçados a parar de fotografar o tempo todo para cuidar das crianças, para compor uma fotografia mais interessante, para pensar no local, para diverti-las, fazer tudo isso ao mesmo tempo dificulta todo o processo fotográfico. Mas quando fotografamos um casal adulto, eles nos ajudam o tempo inteiro e entendem facilmente as nossas orientações.


Uma ótima dica é planejar a sessão antes que ela aconteça e anotar as coisas que você gostaria de experimentar. Imprima fotos com as poses que você deseja que a grávida coloque em prática durante a sessão e vá mostrando para ela. Peça que ela leve flores, balões, livros ou instrumentos musicais (se ela ou o papai souberem tocar, rendem ótimas fotografias).
9. EMOÇÃO
Converse com a mãe ou com o casal antes da sessão e explique como tudo vai funcionar e o que eles devem esperar do ensaio. A maioria das pessoas ficam tímidas em frente à uma câmera, tranquilizá-los é muito importante e uma grande oportunidade de conhece-los melhor e até planejar as futuras fotografias de seu recém-nascido. Converse sobre o momento que estão vivendo e sobre as emoções que estão experimentando e peça para que transmitam esses sentimentos durante a sessão. Quando eles realmente começam a pensar na emoção que é a chegada de um novo bebê, eles podem transmiti-la em seus rostos e linguagem corporal. Use todo esse sentimento a seu favor.


10. QUANDO
Quando as sessões de maternidade devem ocorrer? Mais uma vez, queremos “ver a barrigona”, então isso vai depender de cada grávida. Normalmente, nós recomendamos que a sessão seja feita no início do último trimestre ou antes de 35 semanas. Uma vez que as mamães alcançam esse período, as coisas começam a ficar desconfortáveis – subir e descer escadas fica difícil e é difícil a grávida se sentir “bonita”. Se você já esteve grávida antes, tente refletir e se lembrar da sua época. Se você fizer a sessão muito cedo na gravidez, talvez você não consiga mostrar que a mulher está grávida. A melhor coisa a fazer então é ir acompanhando a gestante e o tamanho da barriga e então decidir quando é o momento certo. Certifique-se também de que não haja complicações, como o risco de parto prematuro, limitações físicas, possibilidade de deslocamento da placenta ou se a mãe não está esperando gêmeos. Se a gestante encaixar em um desses casos, você provavelmente vai precisar agendar sua sessão para o início do 2º trimestre.


Clicando pessoas e momentos especiais, hoje temos a certeza que nosso trabalho segue o rumo certo e tem o apoio de nossos clientes e amigos.

Procuramos oferecer profissionalismo, ética, bom-gosto e criatividade, aprimorando cada vez mais nossas técnicas e sendo sensíveis ao participar de momentos tão marcantes na vida daqueles que confiam em nosso trabalho. Cremos em Deus e nele plantamos nossos investimentos e esforços.