PUBLICIDADE
 
     

Prefeito de Lagoa de S. Frcº explica que não tem condições de reajustar piso dos professores e revela queda no número de alunos

´O que acontece é que tem poucos alunos e excesso de professores`, diz o gestor, revelando que o limite de gastos (da LRF) foi ultrapassado

Imagem

Professores da rede municipal de Lagoa de São Francisco iniciaram greve na última segunda-feira (18), exigindo a atualização do piso salarial referente a 2016 e 2017. O prefeito Veridiano Melo afirma que o município não tem condições de reajustar salários devido ao limite de gastos já ultrapassado e que está buscando maneiras de melhorar a arrecadação para responder a demanda da categoria. O chefe do executivo disse ainda que, apesar da greve de professores, as aulas não serão prejudicadas.

Veridiano Melo, que está em seu segundo mandato, revela que assumiu em 2012 com 1700 alunos na rede municipal. Em 4 anos, houve a diminuição de 400 alunos, ficando hoje 1300 para o mesmo número de professores. "O que acontece é que tem poucos alunos e excesso de professores. Então é inviável estarmos reajustarmos o piso nesse momento. A Lei de Responsabilidade Fiscal nos impede. Estamos acima do limite prudencial, que é 50%, e estamos com 60%", explicou.

O prefeito disse ainda que esteve com o governador buscando um empréstimo para sanar o débito referente a 2016 e 2017, mas que objetiva resolver a situação com o aumento do número de alunos, através de busca ativa e garantir recursos para destinar à educação. "Estive também com o ex-prefeito Moisés Barbosa, de Capitão de Campos, e vamos fazer essa busca ativa, como já deu certo lá. Dessa maneira, mais alunos cadastrados, na sala de aula. Queremos reajustar o piso de maneira responsável. O ruim seria atrasar salários, pagando a cada três meses e prejudicando ainda mais a economia no município", disse.

ESPORTE, SAÚDE E MOBILIDADE:

Após admitir o problemática e explicar o que está fazendo para resolver, Veridiano, disse que, em outras áreas, as demandas estão sendo cumpridas. "Reformamos estradas, na comunidade Nazaré foram perfurados três poços, também reforma e ampliação de unidade de saúde, será entregue uma quadra esportiva e conseguimos calçamento para lá, Cabeceiras, Mororó, Cipó e Córrego, além de quadra esportiva na em Cabeceiras, reforma e ampliação da unidade de saúde do Cipó e o governador liberou 1500 metros de asfalto", finalizou.