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Diferença entre fotografia amadora e profissional

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Quantas vezes já ouviram conversas sobre amadores tirarem melhores fotos que profissionais? Ou de que amadores não têm capacidade para fazer certas fotografias? Pois bem, aquilo que pretendo aqui, é esclarecer alguns pontos e diferenciar o fotógrafo amador do fotógrafo profissional, de maneira a que se possam clarificar as diferenças e possivelmente responder a muitos "porquês".

Muita gente usa isto como argumento para qualificar o fotógrafo e por consequência as suas fotografias, para impor padrões nos resultados obtidos ou para desculpar-se dos mesmos. No entanto, a principal diferença entre fotografia amadora e fotografia profissional é o proveito que se obtém dela. Um amador normalmente fotografa por diversão ou para ficar com recordações de eventos, pessoas, etc, enquanto que um profissional fotografa por lucro, faz fotografias com o intuito de as vender ou é contratado para fazer certas fotografias. É por isso um erro assumir que a fotografia amadora é forçosamente inferior à fotografia profissional, ou que a profissional tem obrigação de ser superior.

Amador - Vantagens:

Liberdade criativa
Fotografa quando e o que quiser
Toma a abordagem que preferir
Faz experiências à sua vontade
É livre de pressões (prazos/objectivos)
É livre de crítica e/ou julgamentos das suas fotos
Pode dar o uso que bem entender às suas fotografias

Amador - Desvantagens:

Não rentabiliza o investimento (tempo/equipamento)
Pode não ter acesso a equipamento/instalações do mesmo nível
Tem acesso mais restrito em relação a certos eventos
Necessita de outra fonte de rendimentos para adquirir material
Por preconceito, muitas vezes não lhes é reconhecido o devido valor
Torna-se mais difícil (ou mesmo impossível) conseguir um seguro para o equipamento


Desprovido de qualquer outra preocupação, fica limitado apenas e só pelo seu próprio material e instalações.
Esta liberdade da qual o fotógrafo amador goza, não só lhe permite "descansar" e variar nos estilos fotográficos, como lhe permite experimentar e evoluir em qualquer vertente fotográfica, ou mesmo todas, seja com fim de diversão ou até mesmo num sentido puramente artístico.

Profissional - Vantagens:

Vive de algo que lhe dá gozo
É-lhe reconhecido valor com maior facilidade, nem sempre justamente
Tem possibilidade de acesso a áreas restritas a amadores
Encontra-se abrangido por legislações próprias (no caso de fotojornalismo)
Facilmente tem acesso a material de topo
É estimulado pela competitividade e desafio de cada trabalho
Rentabiliza o equipamento

Profissional - Desvantagens:

Criatividade limitada pela especificidade do trabalho, condições e orçamento disponível
Tem prazos e objectivos a cumprir
O cliente tem a palavra final no que diz respeito à imagem, o que pode ser negativo para o nome do fotógrafo
Está sujeito a reclamações caso o produto final não corresponda às expectativas, mesmo que a nível fotográfico seja um bom trabalho
Tem que ser consistente nos resultados, raramente há hipóteses de repetir as fotos até saírem bem e quando há implica desvios no orçamento, que podem inclusive sair do seu próprio bolso


Confrontado com prazos, orçamentos e objectivos bem definidos, o fotógrafo profissional não tem obrigatoriamente que obter as melhores fotografias, mas sim que ser consistente a obter bons resultados, à altura do esperado pelo cliente final. Um mau fotógrafo, que não seja consistente, acaba por desperdiçar recursos, perder oportunidades que podem muito bem ser únicas, inclusive por questões de orçamento (para material, modelos, cenários, deslocações, etc).
A juntar a isto o fotógrafo profissional muitas vezes tem que ser fotógrafo, agente e contabilista, gerindo por si só o seu próprio negócio, gerir a sua carteira de clientes e ir atrás de trabalho.

Em suma, não se deve criar estigmas em relação a fotógrafos, apenas por estes serem amadores ou profissionais. Cada um goza as suas vantagens e enfrenta certas condicionantes no que diz respeito à fotografia, podendo ambos produzir maus resultados ou verdadeiras obras de arte.